Você tem medo da mudança? Veja 5 passos pra superar e chegar lá

Escrito por: - Publicado em: 14/11/2015

Mesmo vivendo em um mundo onde a única certeza que temos é que nada mais é imutável e permanente, a mudança ainda é algo que nos apavora, não é mesmo?

 

O Nômades Digitais te faz pensar: algumas vezes nos sentimos insatisfeitos com o rumo que nossas vidas tomaram, como se não tivéssemos nenhum controle sobre nosso próprio destino. Quando paramos para refletir sobre essas circunstâncias, é fácil perceber que o medo da mudança é um dos grandes pilares que pesaram em algumas das mais importantes decisões que fizemos ou, principalmente, deixamos de fazer.

 

Todos nós chegamos a um ponto de nossas vidas onde a mudança é necessária, mas como perder esse medo de mudanças? Aqui estão cinco dicas que devem ajudá-lo a seguir em frente e fazer uma grande e positiva mudança em sua vida.

 

1. Aceite seu medo

Aceitar o seu medo e falar sobre o assunto com pessoas próximas é uma ótima maneira de colocar a mudança em prática na sua vida e pode gerar ótimas conversas. Muitas vezes, quem vê o problema de fora é capaz de entender a situação de forma mais ampla. Afinal, pedir um conselho não faz mal a ninguém, não acha?

 

2. Liste os prós e contras

Qual a pior coisa que pode acontecer se você der aquela guinada radical na vida? E qual a melhor? Liste tudo o que for benéfico e também os problemas que você poderá enfrentar no caminho. Faça também uma estimativa de qual a probabilidade das coisas darem realmente certo ou errado. Isso permitirá que você tenha uma visão mais segura do que pode acontecer ao se arriscar e é uma maneira de antever os riscos reais da mudança.

 

3. Tenha um objetivo claro

Trace uma meta e um plano de ação para qualquer grande mudança que você for realizar. Seu objetivo é morar no exterior? O que você precisa para conquistá-lo? Faça um check list, pense em um orçamento estimado e no que você deverá fazer para chegar até lá. Quer largar o emprego e montar um negócio? Pense em quanto dinheiro você precisa juntar para se manter por alguns meses até que você possa ver os lucros do seu investimento, planeje seus objetivos a curto e longo prazo. Assim, será difícil de algo dar errado.

 

4. Aja com paciência

É importante ter em mente que grandes mudanças não acontecem da noite para o dia. Dependendo do seu objetivo, você pode demorar semanas, meses ou mesmo anos para conquistá-lo. Por isso, é importante estimar cada passo e entender que será preciso muita paciência para ver a mudança se concretizar, mas isso não é sinal para desânimo.

 

5. Sempre tenha um plano B

Vamos ser sinceros: as coisas realmente podem dar errado. Mas isso não significa que você não deva tentar. Bem pelo contrário, é importante ter em conta o que pode acontecer de ruim no seu caminho e pensar sempre em um plano B. Se nem tudo sair como você planejava, pelo menos a tentativa já será bem melhor do que continuar na inércia sem ter testado como seria. Você está preparado?

 

Devemos viver essa transição e criar consciência das escolhas que fazemos. Este é o primeiro e um dos mais importantes passos para uma mudança feliz em nossas vidas.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

7 dicas para ensinar educação financeira para as crianças
Por Central do Evento
É possível tirar os juros de uma dívida?
Por Central do Evento
5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).