Você é um deficitário ou superavitário?

Escrito por: - Publicado em: 19/03/2018

O mundo das finanças divide as pessoas em dois tipos: os deficitários e os superavitários.

 

Os deficitários são aquelas pessoas que gastam mais do que ganham e, por isso, precisam regularmente recorrer a empréstimos, parcelamento do cartão de crédito e o cheque especial.

 

Já os superavitários são as pessoas que gastam menos do que ganham e, por isso, não tem o costume de recorrer a empréstimos como os deficitários. Pelo contrário, acabam emprestando seu dinheiro para o governo, através do Tesouro Direto, ou para os bancos, através de CDBs. Assim sendo, os deficitários pagam juros e os superavitários recebem juros, e de forma indireta, os deficitários acabam trabalhando e contribuindo com parte de seu salário para o sustento dos superavitários.

 

Alguns superavitários, por possuírem muito dinheiro emprestado, acabam deixando de trabalhar para viver apenas dos juros que recebem e, dessa forma, aproveitam mais a vida e realizam seus sonhos financeiros. Já a tendência dos deficitários é trabalhar mais e mais para pagar os juros sem ter uma perspectiva de aposentadoria no final da vida.

 

Muitos acreditam que os superavitários sempre serão aqueles que ganham mais, como empresários, médicos e advogados. Mas para quem estuda e pesquisa mais a fundo sobre finanças acaba descobrindo que, apesar de uma boa remuneração ajudar muito nas finanças, o mais importante é aprender a gastar menos do que se ganha, pois muitos profissionais bem remunerados são deficitários pois não sabem lidar com o dinheiro. Em contra partida, pode-se encontrar profissionais que não ganham tão bem, mas classificados como superavitários por terem aprendido a gerenciar suas finanças, gastando menos do que ganha.

 

Por isso, não deixe de controlar suas finanças e buscar que todos os meses sobre um pouco de dinheiro para investir e começar desde já a aproveitar dos juros e dos benefícios de ser um superavitário. Aprenda também como utilizar os juros compostos e construir um patrimônio sólido para uma aposentadoria tranquila.

 

Forte abraço a todos. Até mês que vem.

 

*Luiz Roberto é um administrador apaixonado por finanças que desde 2014 expõe suas ideias através do blog Dificuldade Financeira. O projeto cresceu e em 2016 iniciou sua carreira como instrutor na Udemy.com publicando cursos sobre finanças pessoais.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Como fazer uma lavanderia bonita e barata? Confira 5 dicas infalíveis
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
Tesouro Direto: confira 3 dicas para investir nesta modalidade!
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).