Vai reformar a casa? Veja 5 dicas para não gastar muito

Escrito por: - Publicado em: 18/08/2017

Pra muita gente, reforma é sinônimo de dor de cabeça e furo no orçamento, então adiam esse gasto sempre que possível. Mas quando a manutenção se torna inadiável, é preciso encarar o problema de frente e se organizar para não se preocupar mais que o necessário. O site Finanças Forever dá dicas para você economizar no momento da reforma, confira algumas delas abaixo.

 

1 – Faça um projeto e siga-o com disciplina

 

Investir na contratação de profissionais — como engenheiros e arquitetos — pode parecer um custo extra, mas, na verdade, costuma resultar em economia. Eles otimizam os trabalhos, evitando desperdício de tempo e material. Esses técnicos podem, ainda, assessorá-lo na escolha de itens, aliando preço e qualidade.

 

Um projeto bem detalhado, que eleja as suas prioridades e traga soluções com bom gosto e agilidade, faz a diferença. Entretanto, é fundamental seguir esse planejamento para não fugir do orçamento.

 

2 – Elabore uma planilha de custos

 

Faça uma lista minuciosa de todo o material a ser utilizado na reforma. Não há nada pior do que ficar correndo atrás de itens durante a obra. Esses imprevistos atrasam o trabalho e comprometem o capital disponibilizado.

 

Pesquise também o valor da mão de obra fazendo cotações no mercado, negocie o custo apresentado pelos prestadores de serviços e lembre-se, ainda, de definir com clareza os prazos de entrega dos trabalhos.

 

Com o custo total em mãos, é hora de determinar a fonte dos recursos necessários para a manutenção ou renovação de seu imóvel.

 

3 – Procure o melhor financiamento

 

O ideal é ter uma reserva financeira para custear a obra ou pelo menos parte dela. Dessa forma, é possível negociar descontos e aproveitar ofertas. Com isso, você tem mais condições de escolhas.

 

No entanto, se isso não for possível, é vital buscar uma forma de financiamento que não comprometa suas finanças. Existem instituições financeiras que disponibilizam linhas de crédito especiais para reformar a casa!

 

Porém, antes de optar por um empréstimo bancário, é preciso tentar outros tipos de capitação de recursos, como dispor de algum bem ocioso.

 

4 – Feche contrato com profissionais idôneos

 

Peça a amigos e conhecidos a indicação de bons empreiteiros. É fato que trabalhadores sérios e gabaritados contribuem para o bom aproveitamento de tempo e dinheiro. Dessa maneira, você mantêm sua saúde financeira e obtém satisfação e tranquilidade.

 

Dito isso, deixe cada tarefa nas mãos dos especialistas. Afinal, tudo o que você quer é ver a sua residência segura, aconchegante e bonita, longe de dívidas e estresse.

 

Confira mais dicas clicando no botão abaixo.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Como fazer uma lavanderia bonita e barata? Confira 5 dicas infalíveis
Por Central do Evento
5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).