Vai reformar a casa? Veja 5 dicas para não gastar muito
Escrito por: Equipe Organizze - Publicado em: 18/08/2017

Pra muita gente, reforma é sinônimo de dor de cabeça e furo no orçamento, então adiam esse gasto sempre que possível. Mas quando a manutenção se torna inadiável, é preciso encarar o problema de frente e se organizar para não se preocupar mais que o necessário. O site Finanças Forever dá dicas para você economizar no momento da reforma, confira algumas delas abaixo.
1 – Faça um projeto e siga-o com disciplina
Investir na contratação de profissionais — como engenheiros e arquitetos — pode parecer um custo extra, mas, na verdade, costuma resultar em economia. Eles otimizam os trabalhos, evitando desperdício de tempo e material. Esses técnicos podem, ainda, assessorá-lo na escolha de itens, aliando preço e qualidade.
Um projeto bem detalhado, que eleja as suas prioridades e traga soluções com bom gosto e agilidade, faz a diferença. Entretanto, é fundamental seguir esse planejamento para não fugir do orçamento.
2 – Elabore uma planilha de custos
Faça uma lista minuciosa de todo o material a ser utilizado na reforma. Não há nada pior do que ficar correndo atrás de itens durante a obra. Esses imprevistos atrasam o trabalho e comprometem o capital disponibilizado.
Pesquise também o valor da mão de obra fazendo cotações no mercado, negocie o custo apresentado pelos prestadores de serviços e lembre-se, ainda, de definir com clareza os prazos de entrega dos trabalhos.
Com o custo total em mãos, é hora de determinar a fonte dos recursos necessários para a manutenção ou renovação de seu imóvel.
3 – Procure o melhor financiamento
O ideal é ter uma reserva financeira para custear a obra ou pelo menos parte dela. Dessa forma, é possível negociar descontos e aproveitar ofertas. Com isso, você tem mais condições de escolhas.
No entanto, se isso não for possível, é vital buscar uma forma de financiamento que não comprometa suas finanças. Existem instituições financeiras que disponibilizam linhas de crédito especiais para reformar a casa!
Porém, antes de optar por um empréstimo bancário, é preciso tentar outros tipos de capitação de recursos, como dispor de algum bem ocioso.
4 – Feche contrato com profissionais idôneos
Peça a amigos e conhecidos a indicação de bons empreiteiros. É fato que trabalhadores sérios e gabaritados contribuem para o bom aproveitamento de tempo e dinheiro. Dessa maneira, você mantêm sua saúde financeira e obtém satisfação e tranquilidade.
Dito isso, deixe cada tarefa nas mãos dos especialistas. Afinal, tudo o que você quer é ver a sua residência segura, aconchegante e bonita, longe de dívidas e estresse.
Confira mais dicas clicando no botão abaixo.