Título Públicos: o que são e como investir
Escrito por: Equipe Organizze - Publicado em: 30/01/2017

A procura por investimentos em títulos públicos cresce muito. A alta rentabilidade e a segurança do investimento são alguns dos motivos que atraem os investidores.
Com ajuda do blog da Rico, este post vai tirar todas suas dúvidas que ainda restaram sobre o tema, chegou a hora de fazer seu dinheiro trabalhar para você! Confira abaixo.
Afinal, o que são títulos públicos?
Os títulos públicos são um investimento de Renda Fixa. Todo e qualquer título de renda fixa (como também CDB, LCI e LCA) tem as seguintes características:
→ são emitidos por bancos/instituições financeiras/governo
→ sua emissão tem o objetivo de captar recursos
→ possuem condições de remuneração e prazo pré-estabelecidos
→ no vencimento do título, o investidor recebe o dinheiro aplicado somado a rentabilidade acumulada
Os títulos públicos, como o próprio nome já diz, são títulos emitidos pelo Governo Federal por meio do Tesouro Direto – um programa do Tesouro Nacional criado em parceria com a BMF&F Bovespa.
O objetivo é oferecer ao investidor pessoa física a oportunidade de adquirir títulos públicos na Internet.
O Governo faz a emissão de títulos públicos a fim de captar recursos para o financiamento de projetos de infraestrutura, educação, saneamento etc.
A compra dos títulos públicos é realizada por meio do site das corretoras de valores. Para isso, você investidor realiza um cadastro na corretora, investe e depois acompanha os seus investimentos no site onde fez a compra.
Os títulos ficam guardados (ou custodiados) na BM&FBovespa e registrados em seu nome e CPF. E é na corretora de valores que você acompanha a sua aplicação.
Na prática, você empresta dinheiro ao governo e ganha mais dinheiro por isso.
Ao comprar títulos públicos, você empresta dinheiro ao Governo. Em troca, na data do vencimento, seu dinheiro é devolvido somado a um rendimento acordado na compra.
É preciso aguardar o vencimento do título público para resgatar?
Em geral sim, caso você queira garantir toda a rentabilidade do período. Mas se precisar do dinheiro antes é possível colocar à venda para que o Governo recompre o seu título.
Mas se quer investir um dinheiro que pode precisar em pouco tempo, a nossa valiosa dica é investir no título Tesouro Selic.
Ele oferece liquidez diária (você pode vender a qualquer momento) e ainda paga a rentabilidade acumulada até a data da retirada.
Saiba quais são os tipos de títulos públicos
Títulos Prefixados
Nos títulos públicos prefixados você sabe exatamente quanto irá ganhar no vencimento. Há dois tipos:
→ Tesouro Prefixado: A rentabilidade é uma taxa fixa e o pagamento é feito uma única vez na data do vencimento
→ Tesouro prefixado com juros semestrais: Esse também tem um rendimento fixo, como o título acima, com a diferença de pagar juros a cada 6 meses. Ou seja, em vez de receber toda a rentabilidade acumulada no vencimento, você recebe parte dela semestralmente.
Títulos pós-fixados
A rentabilidade acompanha um indexador variável, podendo ser a taxa básica de juros (Selic) ou a inflação (IPCA). Nos títulos que acompanham o IPCA, há uma taxa adicional determinada na aplicação.
Tesouro Selic
Esse é o mais popular e procurado pelos investidores e vamos te explicar por que.
O Tesouro Selic rende a taxa básico de juros, a Selic, que pode render o dobro da poupança. A grande vantagem é liquidez. Você pode resgatar sempre que precisar e sem perder a taxa acumulada no período.
É indicado para quem quer substituir a poupança por uma aplicação mais atrativa, fazer um fundo de emergência ou se pretende usar o dinheiro no curto prazo.
Tesouro IPCA+ com juros semestrais
Este título paga a taxa da inflação e mais uma taxa prefixada adicional. Dessa forma, a rentabilidade sempre será superior a inflação. Isso porque se ela cair, o juros prefixado garante a rentabilidade real.
O Tesouro IPCA+ oferece também pagamentos semestrais como uma antecipação dos rendimentos.
Tesouro IPCA+
Oferece ao investidor uma espécie de seguro contra a inflação, pois é composto por dois rendimentos: taxa de inflação no período e mais a prefixada.
O seu dinheiro investido não perde o poder de compra porque acompanha a inflação e ainda remunera uma porcentagem fixa.
O Tesouro IPCA+ é muito procurado para objetivos de longo prazo, como por exemplo: a aposentadoria ou compra de imóvel.
O pagamento é feito no vencimento, sendo assim você recebe o dinheiro aplicado e mais toda a rentabilidade acumulada no final.
Como investir em títulos públicos?
Depois de saber como é fácil investir em títulos públicos, você vai ver que não tem desculpa para não começar. É muito simples:
→ Abra a conta em uma corretora de valores
→ Transfira o dinheiro que quer investir da sua conta bancária para a sua conta na corretora
→ Selecione a melhor opção na lista de títulos públicos e defina o valor
→ Realize a compra e pronto!
Conheça mais vantagens do investimento em títulos públicos lendo essa matéria completa, basta clicar no botão abaixo.