Título de capitalização: Investimento ou loteria?

Escrito por: - Publicado em: 23/08/2012

Adquirir um título de capitalização pode ser um bom ou um mau investimento. Tudo depende da sorte e de alguns cálculos simples no momento da aquisição.

Geralmente os títulos de capitalização prometem devolver parte do dinheiro investido, ou todo o dinheiro investido, em troca da possibilidade de ganhar altos valores em concursos associados a loteria federal, por exemplo.

 

Antes de adquirir um título é importante saber quais os valores que devem ser pagos durante o período de vigência do título, qual o período de contribuição e qual o percentual de devolução do dinheiro investido. Também é importante saber quais os valores que são sorteados, pois quanto maior o dinheiro investido no título, maiores são os prêmios pagos em caso de contemplação.

 

Alguns títulos devolvem apenas metade do valor investido, ou seja, não podem ser considerados investimento, já que o dinheiro é gasto com o título e não serve para render o dinheiro investido. Já há outras modalidades de título de capitalização que devolvem o dinheiro em sua totalidade e corrigem com base em distintos índices, podendo ser inflação, taxa de juros corrente entre outras.

 

Entretanto há a possibilidade de ser contemplado durante os sorteios do título de capitalização. Quando alguém é sorteado, muitas vezes as chances da qual o sortudo estava concorrendo eram mínimas, podendo ser considerada próxima a zero, ou seja, financeiramente pode-se considerar que a possibilidade de ganhar um prêmio de alto valor é apenas um acaso da sorte. Assim, essa modalidade se aproxima das loterias, nas quais o apostador usa uma despesa para concorrer a um prêmio casual. Desse modo, ao ganhar um prêmio de alto valor, é inadequado considerar um investimento de retorno enorme.

 

Portanto, antes de se iludir com prêmios de milhões prometidos por esses títulos, é bom saber se o dinheiro que está sendo investido será realmente restituído para o dono do título ou se o título será apenas mais um concurso o qual o titular deverá pagar para concorrer a prêmios. Assim, não pode-se considerar que todos os títulos de capitalização sejam investimentos, ou seja, fazem todo o dinheiro investido render. Alguns deles podem ser considerados despesas, pois vão tomar parte do dinheiro para que o titular concorra a prêmios de distintos valores.

 

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Tesouro Direto: confira 3 dicas para investir nesta modalidade!
Por Equipe Organizze
Investimento para iniciantes: 3 dicas que vão te ajudar!
Por Equipe Organizze
3 armadilhas de investimentos: pirâmide, esquema Ponzi e bolha financeira
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Como avaliar a rentabilidade dos investimentos
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).