Táticas infalíveis para escapar do cheque especial

Escrito por: - Publicado em: 01/11/2012

Segundo o WikipediaCheque especial é o nome dado, no sistema financeiro brasileiro, ao crédito automático que o banco possibilita ao cliente caso ele necessite efetuar pagamentos ou transferências em sua conta, e não há saldo disponível. Conheça algumas táticas infalíveis para você não cair no terror do cheque especial:

1. Ligue para o gerente e peça para diminuir o limite da sua conta

Conversar com o gerente da conta corrente e explicar que não quer pagar nunca os juros do cheque especial é a principal forma de não ser pego pelos juros do chamado cheque especial. Dependendo do humor do gerente e do banco é possível zerar o valor de limite para o cheque especial. Assim, quando a conta chegar próximo do zero, e não houver dinheiro suficiente para cobrir uma conta, há um bloqueio automático da conta.

2. Tente usar dinheiro em vez de cartão de débito ou cheque.

Vá ao caixa eletrônico ou ao caixa dos banco e vá sacando o dinheiro que será usado no dia-a-dia em vez de utilizar o cartão de débito ou cheque. O cartão de débito e o cheque não deixam claro a quantidade de dinheiro que ainda resta na conta corrente. Portanto, ao perder o controle dos números é muito fácil entrar no cheque especial, mesmo que por pouco tempo.

3. Se estiver perto do cheque especial atrase alguma conta

Muitas vezes, o juros do cheque especial pode ser maior que o juros de atraso de uma conta. Dependendo da conta a ser paga, faça as contas e veja se compensa deixar de pagar a conta, pagando a multa em vez de pagar os juros do saldo negativo da conta corrente em consequência do pagamento da conta sem saldo suficiente.

4. Não deixe as contas em débito automático

Ao deixar contas em débito automático, é muito fácil perder o controle das despesas e cair no temido cheque especial. Portanto, pode ser melhor ter o controle das contas a pagar em mãos já que assim, pode-se atrasar algumas contas e adiantar outras tentando fugir do cheque especial.

5. Evite ter contas em bancos diferentes

Quando muda-se de emprego, algumas empresas exigem que o funcionário abra conta no banco de preferência da empresa. Essa prática pode ser contestada pelo empregado que pode pedir para que a empresa deposite seu salário na conta de sua preferência. Entretanto, se não for possível manter a conta antiga, o mais recomendado é encerrar a conta corrente no banco antigo e manter apenas uma. Isso evita que taxas sejam cobradas e o dinheiro vá se esgotando até chegar ao limite do cheque especial.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).