Será que programas de fidelidade valem a pena?
Escrito por: Equipe Organizze - Publicado em: 07/09/2016

Os programas de fidelidade se multiplicaram no mercado brasileiro e já fazem parte da rotina do consumidor. Segundo o portal Finanças Femininas, hoje são mais de 72 milhões de cadastros nas cinco maiores empresas do setor (dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF)).
Mas, será que esses programas valem mesmo a pena? Sim, mas depende. Você conhece o programa? É válido pro seu estilo de vida?
Veja 3 pontos interessantes:
1. Fique de olho no regulamento
Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), é extremamente importante que o consumidor leia o contrato de adesão ao ingressar no programa. Cada um deles tem as suas restrições e as condições de utilização dos pontos devem ser compreendidas com clareza. É importante, por exemplo, entender se é possível usar milhas para passagens de fins de semana e qual é o valor mínimo a ser acumulado para resgatar os benefícios. Lembre-se sempre que os programas de fidelidade também devem obedecer ao Código de Defesa do Consumidor (CDC).
2. Consuma com cuidado
Os programas de fidelidade envolvem uma relação de consumo básica: quanto mais você consome, mais pontos acumula. Por isso, é bom não se empolgar. É preciso ficar atenta para não se complicar com os valores a serem pagos. A taxa de juros do cartão de crédito, por exemplo, com certeza não compensará os pontos acumulados no programa. O Idec recomenda muita atenção para evitar o endividamento e a inadimplência: o controle financeiro deve ser sempre a principal preocupação da consumidora.
3. Avalie se as taxas compensam
É importante avaliar se taxas de administração e, no caso dos programas associados ao uso de cartão de crédito, a anuidade cobrada compensam o benefício oferecido. Cartões de crédito com status superior oferecem melhores condições de trocas de milhas, por exemplo, mas o valor da anuidade também é maior. É importante fazer as contas e analisar se essa troca vale a pena para você.
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