Se endividou neste carnaval? 6 dicas para fazer diferente ano que vem!

Escrito por: - Publicado em: 18/02/2015

Carnaval é sinônimo de música, gente reunida, bandas de marchinhas e alegria até o sol raiar, mas como fazer para curtir a festa sem voltar com aquele furo no orçamento e ganhar um ano inteiro de dor de cabeça? Aconteceu isto com você? Então olho nas dicas para fazer diferente da próxima vez!Pois saiba que é completamente possível se divertir e aproveitar uma das datas mais aguardadas do ano gastando pouco dinheiro e resguardando sua vida financeira, a fim de evitar grandes despesas ou dívidas.

 

O segredo está no planejamento e na criatividade para transformar qualquer ocasião em uma bela festa de Carnaval. Quer saber como? Acompanhe as nossas dicas para cair no samba sem doer no bolso.

1 – Reúna os amigos

Quando se tem amigos queridos por perto, qualquer programa fica divertido. Uma excelente alternativa é reunir a galera em casa, seja para uma tarde ou noite de jogos de tabuleiro ou cartas, para assar uma carne na churrasqueira ou tomar uns drinks na piscina. O segredo é combinar com todo mundo para dividir as responsabilidades entre os amigos, para que apenas uma pessoa não fique sobrecarregada com a organização e compra do que for necessário.
Outra opção bem legal é fazer uma festa à fantasia caseira. O tema pode ser livre e cada um se fantasiar do jeito que quiser, ou você pode escolher um tema como cinema, música ou celebridades, para que os seus convidados soltem a criatividade e entrem na brincadeira. Para que a festa não pese no bolso de ninguém, estabeleça um valor por pessoa para garantir as comidinhas e peça para que cada um leve o que for beber. Aí a coisa fica mais fácil, democrática e em conta para todo mundo.

 

2 – Se jogue nos bloquinhos carnavalescos

Todos os anos, vários blocos saem pelas ruas da cidade atraindo foliões em prol de um único objetivo: se divertir. A maioria desses blocos são abertos ao público e não cobram nenhum tipo de taxa ou ingresso para participar, basta ter disposição e muita alegria para desfilar por aí. Alguns deles possuem temas específicos, reúnem determinados tipos de pessoas e passam por diferentes rotas da cidade, mas qualquer um que você escolher será garantia de uma boa festa.

 

A vantagem de se juntar a um dos muitos bloquinhos que saem por aí é a facilidade de chegar e sair, de escolher em que ponto da rota você quer pegá-lo e se ficar muito cansado para chegar até o final, é só sair do meio da bagunça e voltar pra casa. Aliás, uma dica econômica é escolher um bloquinho de carnaval que seja perto de onde você mora para evitar maiores transtornos com carro e tarifas de táxis.

 

3 – Leve sua própria bebida

Nessa época do ano, os comerciantes aproveitam para ganhar um dinheirinho a mais com o calor e a sede dos foliões. Para evitar cair em armadilhas e acabar gastando além da conta com coisas desnecessárias, leve uma garrafa de água de casa e abuse dos bebedouros públicos. Se para você o carnaval não está completo sem uma cervejinha, reúna seus amigos e leve um cooler ou caixa de isopor, carregados de gelo e das bebidas que vocês mais gostam. Além de ser muito mais barato fazer as compras no supermercado e levar sua própria bebida para o carnaval, essa estratégia evita que você gaste o triplo do que gastaria normalmente com uma cerveja ou água no meio da multidão — sempre lembrando que nenhum excesso faz bem para a saúde e que deve-se sempre beber com moderação.

 

4 – Diversão de todos os tipos e em qualquer lugar

Um bom carnaval não é feito apenas de axé, samba e cerveja. Opções mais tranquilas, como um bom piquenique na praça, uma tarde na piscina com os amigos ou um passeio de bicicleta pelos parques da cidade também são alternativas divertidas para passar o feriadão sem ter que gastar muito dinheiro e sem esquentar a cabeça. Se você quer seguir a linha tranquila, fuja das estradas e da confusão. Optar por um programa mais light nessa época do ano não é má ideia, pois além de sair mais em conta, você ainda pode aproveitar o tempo para cuidar da saúde, colocar a vida em ordem, descansar e se preparar para o ano que está começando.

 

5 – Seja criativo

Esqueça as lojas de aluguéis ou venda de fantasias, coloque a criatividade para funcionar e monte seu próprio estilo. Hoje em dia é possível encontrar por aí diversos tutoriais que ensinam, passo a passo, como fazer para criar uma fantasia bacana e barata. É possível, inclusive, reutilizar materiais que você já tem em casa, sem necessidade de gastar dinheiro para comprar algo mais elaborado.

 

6 – Utilize o transporte público

Apesar de ser uma época de ano meio caótica, optar pelo transporte público no carnaval é uma ótima alternativa e que soluciona dois problemas: beber e dirigir, e gastar dinheiro com corridas de táxi. Se você já escolheu o bloco carnavalesco e percebeu que ele é um pouco longe de onde você mora, procure saber quais as linhas de ônibus ou metrô que passam perto do local, e abuse dessa alternativa de mobilidade urbana. Isso faz com que você fique mais tranquilo para curtir a festa e não se preocupar em pegar o carro — além de não ter que se preocupar com vagas para estacionar ou risco de ter seu carro roubado ou danificado no meio da algazarra. Além disso, em determinados horários e dependendo da disponibilidade dos motoristas de plantão no carnaval, uma corrida de táxi pode sair muito cara e acabar pesando no seu orçamento.

 

Gostou das nossas dicas? Tem mais alguma sugestão para curtir o próximo carnaval sem gastar muito dinheiro? Deixe um comentário e conte pra gente! Ah, dá uma olhada também nos posts a seguir, você vai aproveitar cada um deles:

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).