Saiba como escolher a aliança de casamento
Escrito por: Wedy.com - Publicado em: 21/12/2017

A troca de alianças é um dos momentos mais lindos e emocionantes de uma cerimônia de casamento. Depois dos votos de amor eterno e do tão esperado “sim”, essa é a hora que simboliza o compromisso real entre os noivos. Após esse instante, os noivos usarão esse anel tão simbólico todos os dias.
História da aliança
A história começou nas culturas hindu e egípcia. Para estes povos, que viveram alguns milênios antes de Cristo, um círculo simbolizava algo que não tem fim. Desta forma, escolheram o anel como insígnia do amor contínuo e eterno.
Posteriormente, o costume foi adotado também pelos gregos e pelos romanos. Foram os romanos os responsáveis por introduzir a tradição de usar o anel na mão esquerda, acreditando que nela se encontra uma veia ligada diretamente ao coração.
Mais tarde, na Idade Média, a Igreja Católica intensificou a popularidade das alianças. E, atualmente diversas culturas e religiões do mundo adotam a aliança como símbolo de fidelidade, união e cumplicidade.
O que deve ser considerado na hora da escolha
→ O primeiro passo é o orçamento disponível e, a partir dele, os noivos devem pesquisar as opções que mais agradam dentre os tipos de modelos que preferem. Os preços variam conforme a joalheria e o material utilizado. Quanto maior o grau de pureza dos metais, mais valioso (e caro) são os anéis.
→ Após definir o teto do valor das alianças, os noivos precisam avaliar o seu próprio gosto e estilo. A aliança será uma joia utilizada em todos os momentos da vida, desde o trabalho ao passeio no parque, até a praia ou à uma festa de gala. Caso os noivos tenham estilos muito diferentes e não consigam entrar em consenso sobre um modelo que agrade a ambos, saiba que as alianças não precisam ser necessariamente idênticas. O mais comum, nesse caso, é criar a aliança do noivo lisa, e a da noiva, do mesmo modelo, porém cravejada com um ou mais diamantes.
→ Saiba as diferenças do material utilizado. Normalmente, os anéis de ouro são de 14, 18 ou 24 quilates. Quanto maior o quilate, maior a pureza e mais dourada a coloração. Se o casal não for fã de dourado ou quiser se diferenciar, existem outras opções, como o ouro branco, prata, titânio e platina.
Mais algumas dicas
→ Sinta os anéis nos dados para avaliar o conforto e experimente cada modelo que agradar. Opte por modelos levemente arredondados internamente (alianças anatômicas), que não marcam nem machucam os dedos.
→ Pesquise em joalherias competentes e de confiança. É muito importante saber se a empresa é idônea, se oferece garantia, se a joia acompanha nota fiscal e se há troca no caso de defeito.
→ Existe horário e dia mais indicado para comprar as alianças. Se tiver feito exercício físico, por exemplo, os dedos tendem a estar mais inchados, assim como durante o período menstrual. Opte por fazer a prova final em um dia que a temperatura do corpo esteja mais normal e estabilizada.
→ Considere se haverá gravação nas alianças ou não, e caso esta seja uma opção, é super importante que escolha seja informada no momento da compra.
Você já escolheu as suas alianças de casamento? Qual é o seu modelo preferido? Conta pra gente aqui nos comentários!
*O Mecasei.com é a forma mais fácil e divertida de planejar e organizar o casamento dos sonhos. Atuando como melhor amigo dos noivos, o Mecasei.com fornece uma série de ferramentas e serviços inteligentes para facilitar a jornada dos noivos até o altar – e além.