Saiba como diminuir os gastos com internet 3G do celular

Escrito por: - Publicado em: 17/02/2016

Ficar sem conexão com a internet durante o dia pode ser um problema e tanto, pelo menos para a maioria das pessoas. Afinal, cada vez mais dependemos da web para trabalhar ou para usar nossos tão queridos aplicativos.

 

Um problema comum — e que, provavelmente, já aconteceu com você — é ver o seu pacote de internet 3G do celular expirar sem conseguir fazer tudo o que você precisava durante o dia. O consumo de dados ao navegar na internet costuma ser muito grande e o pacote escolhido muitas vezes não consegue atender à sua demanda, o que faz com que você compre um serviço extra para continuar conectado e acaba gastando mais no final do mês.

 

Para te ajudar com isso, preparamos uma lista com dicas importantes para economizar na internet 3G do celular e garantir o acesso à internet o mês inteiro sem pesar a mais no bolso. Confira!

 

Escolha o pacote ideal

 

As empresas de telefonia preparam planos de acordo com a demanda do usuário, por isso, é imprescindível entrar em contato com a sua operadora e perguntar sobre quais pacotes de dados de 3G seriam os mais úteis para o seu dia a dia. Com um plano bem detalhado e explicado, isso te ajudará a se programar e entender quais os limites diários (e mensais) do seu consumo de dados. Só não se esqueça de conferir o seu planejamento financeiro e observar os prós e contras do pacote!

 

Desligue a internet 3G do celular quando não estiver usando

 

O hábito de deixar o 3G ligado mesmo quando o celular está no bolso da calça ou dentro da bolsa deve ser abandonado agora mesmo. Enquanto o 3G estiver acionado, alguns aplicativos do seu celular vão procurar por atualizações a cada instante (o que gasta mais bateria também).

 

Isso acontece uma vez que muitos apps vêm com a capacidade de mostrar notificações de mensagens aos usuários ou então com a funcionalidade de atualizações automáticas. Por exemplo: se você possui um aplicativo de e-mail, como Gmail ou Yahoo, o seu celular vai conferir se existem novos arquivos na sua caixa de entrada de hora em hora, no mínimo.

 

Claro que existem casos urgentes em que você está esperando ansiosamente por uma mensagem ou por um e-mail. É compreensível, mas, ainda assim, é melhor evitar.

 

Sempre dê preferência ao Wi-Fi

 

Habilite o rastreador de internet sem fio sempre que possível. Antes de conectar o 3G em qualquer lugar, ligue o botão de Wi-Fi e verifique se há redes disponíveis. Outra dica importante: sempre que entrar num restaurante, loja ou cafeteria pergunte se o estabelecimento oferece aos clientes uma rede Wi-Fi gratuita. Não custa nada, não é?

 

Não atualize aplicativos com 3G

 

A atualização de aplicativos pode requisitar uma boa quantidade de transferência de dados, o que pode “comer” o seu pacote de 3G. Evite fazer esses updates quando estiver fora do Wi-Fi e pode lhe gerar uma boa economia no pacote de dados. Felizmente, em alguns smartphones você pode desabilitar essas atualizações automáticas nas configurações do celular. Alguns aparelhos conferem ao usuário a opção de atualizar os aplicativos apenas quando o smartphone estiver conectado a uma rede Wi-Fi. Veja se é o seu caso!

 

O navegador faz a diferença

 

Usuários que costumar acessar constantemente o navegador do smartphone, atenção: pesquise na internet por navegadores mais leves e que consumam menos dados. Isso é especialmente importante porque alguns browsers, como também são chamados os navegadores, exigem mais da conexão da internet do que outros.

 

Vídeos e músicas na internet só no Wi-Fi

 

Downloads de mídias via internet são os maiores consumidores de dados que existem na internet. Visualizar poucos vídeos de menos de um minuto podem esgotar o seu pacote diário de 3G num instante, e o mesmo serve para os fãs de aplicativos como Spotify. Ouvir músicas via streaming, ou seja, conectado à internet, consome muitos dados uma vez que o serviço funciona como se você estivesse baixando um novo áudio a cada troca de música.

 

Uma boa ideia é baixar as listas de música, filmes e episódios de uma série enquanto estiver conectado numa rede Wi-Fi. Salve os downloads no seu celular e acesse os arquivos em qualquer lugar depois, sem precisar gastar o seu querido e valioso 3G.

 

Desative o download automático do WhatsApp

 

Essa é a hora em que o amigo de muitas horas pode se tornar um vilão. O WhatsApp veio para facilitar a comunicação e ajudar muitos usuários de smartphone a economizar, afinal, para trocar mensagens e agora até fazer ligações pelo app basta uma conexão. No entanto, não se esqueça de desligar a opção de download automático de fotos e vídeos tão compartilhados pelo aplicativo de mensagens. Assim como falamos acima, um vídeo ou uma foto de boa qualidade podem gastar boa parte do pacote de dados do seu 3G. Fazendo isso, você evita o consumo excessivo do seu 3G e ainda economiza espaço de armazenamento no seu telefone.

 

Evite mostrar a sua localização pelo smartphone

 

Alguns aplicativos dão ao usuário a opção de mostrar a respectiva localização em postagens ou então para apresentar rotas, no caso do GPS ou do Google Maps. O problema é que essa funcionalidade também consome boa parte do seu pacote de dados, portanto, evitar essa opção é uma boa maneira de economizar o 3G.

 

Para resolver isso, basta acessar o aplicativo e desmarcar o serviço ou então ir diretamente na configuração do celular e desativar a função. Isso vai depender do sistema operacional de cada smartphone.

 

E você, como faz para gastar menos com a internet 3G do seu celular? Conhece outras dicas legais? Compartilhe com a gente!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).