Quanto investir para atingir minha independência financeira?

Escrito por: - Publicado em: 14/11/2011

O sonho de muitos é conseguir fazer com que o dinheiro renda o suficiente para se manter independente do salário. Juros compostos e disciplina para poupar podem fazer o dinheiro multiplicar muito rapidamente. Mas qual o valor a investir mensalmente a partir de hoje para alcançar a independência financeira?

Vamos utilizar um cenário médio para alguém que queira uma renda mensal de 2000 reais mensais sem trabalhar.

Suponha que essa pessoa consiga fazer o dinheiro render em seus investimentos aproximadamente 1% ao mês. Desse modo, é preciso ter um capital de 200 mil reais investidos.

 

Para alcançar esse valor em 20 anos, fazendo umas contas rápidas no Excel devemos guardar todo mês 205 reais. Para uma pessoa que recebe 2000 reais por mês bastaria economizar 10% do salário durante 20 anos. Pode parecer difícil, mas com disciplina é possível alcançar a independência financeira.

 

Assim, se você conseguir guardar mais que 200 reais por mês, ou se você pretende poupar dinheiro por um tempo maior os resultados serão muito melhores. No final do período, você poderá ter uma renda mensal ainda maior que 2000 reais por mês apenas com o rendimento do montante acumulado.

 

Portanto, se quer alcançar sua independência financeira, comece a poupar desde hoje e faça isso todo mês. Logo você poderá perceber o poder dos juros compostos e terá em alguns anos uma tranquilidade financeira merecida.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).