Qual a relação dos zumbis com o dinheiro?
Escrito por: Luiz Roberto Brem de Almeida - Publicado em: 17/11/2017

Desde o início do século tivemos o retorno de alguns vilões às telas. Dentre estes um dos protagonistas foi o zumbi. Diversas vezes estes nos causaram tensão, medo e até raiva, mas será que poderíamos aprender alguma coisa sobre finanças com eles?
Acredito que sim e quero te alertar que você pode estar cuidando das suas finanças da mesma forma que um zumbi cuidaria. Quer saber como? Continue lendo o artigo.
Uma das coisas que mais me chama atenção neste vilão é como ele evoluiu durante este século. No início, zumbi era apenas um humano morto-vivo que cambaleava atrás de carne humana, porém agora vemos outros tipos. Na famosa série “The Walking Dead” eles correm atrás de sua presa e até lutam contra os humanos.
Porém, uma característica que o acompanha desde o início é a sua determinação em saciar sua fome. Você pode bater, atirar ou fazer qualquer coisa para impedi-lo e ele sempre estará em busca de carne fresca. E esta determinação é tão forte e momentânea, que muitas vezes penso que um apocalipse zumbi não duraria muito tempo, pois eles, na maioria das vezes, não conseguem produzir o próprio alimento e muito menos pensar em formas de “poupar” alimento agora, para saciar uma fome futura. Normalmente, eles consomem na mesma hora aquilo que caçam.
E da mesma forma que o zumbi caça sua preza e a consome, muitos homens e mulheres correm atrás de carros, tênis, joias e roupas, sem pensar no futuro. E, em muitas vezes, precisam pagar altos juros e fazer muitas horas extras e trabalhos informais para quitar as contas no final do mês.
Como já diria Will Smith: “Muitas pessoas gastam dinheiro que não tem, para comprar coisas que não precisam, para impressionar pessoas que não gostam”. E por isso nunca conseguem sair da corrida dos ratos, como diria Roberto Kiyosaki no seu livro “Pai Rico, Pai Pobre”, e usufruir de uma vida de tranquilidade através da independência financeira.
E para você sair desta situação basta você começar e economizar um pouco por mês desde agora. Por isso não deixe de controlar e organizar as suas finanças para que isto aconteça e para que você possa, no futuro, desfrutar mais da vida.
Só para título de curiosidade, você sabia que economizando R$ 100,00 por mês, em 40 anos você pode chegar ao patrimônio de 1 milhão? E que com uma economia de R$ 300,00 por mês em 30 anos você também pode chegar aos mesmos 1 milhão? Isto será tema de um próximo artigo, mas já fica registrada aqui a importância de se economizar todos os meses.
Forte abraço.
Até o próximo mês.
*Luiz Roberto Almeida é um administrador apaixonado por finanças que desde 2014 expõe suas ideias através do blog Dificuldade Financeira. O projeto cresceu e em 2016 iniciou sua carreira como instrutor na Udemy.com publicando cursos sobre finanças pessoais.