Qual a diferença entre empréstimo e financiamento?
Escrito por: Equipe Organizze - Publicado em: 25/10/2017

Todo mundo passa por um momento na vida que precisa de uma ajuda financeira. Seja para conquistar uma casa, o desejado carro ou concluir a faculdade, todos esses objetivos podem ser atendidos por meio de um empréstimo ou financiamento.
Como formas de atender sonhos de consumo, essas alternativas se tornam benéficas tanto para o consumidor e também para instituições financeiras. Porém, o que todo mundo erra é achar que essas duas opções são iguais. E elas não são. Embora sejam parecidas, as duas possuem diferenças que são muito significativas no momento da escolha do consumidor.
Entender essa diferença pode ser o ponto crucial entre sair ganhando ou perdendo.
O que é um empréstimo?
O empréstimo é justamente um crédito que não possui restrições para seu uso. Em outras palavras, você não precisa justificar seu uso e o dinheiro pode ser retirado do banco sem explicações. A única responsabilidade que você possui é pagar esse empréstimo posteriormente com os juros que são contabilizados.
Você pode pedir um empréstimo em dois locais: nos bancos ou nas financeiras. Porém, por serem mais fáceis, a incidência de juros é bem maior do que num financiamento. Isso acontece porque a análise de crédito é isenta e a única preocupação é de que o cliente irá pagar o credor.
O que é um financiamento?
O financiamento é a alternativa mais burocrática. A análise de crédito e a justificativa do uso do dinheiro são analisadas com muita cautela. Com essas duas avaliações, o uso de um financiamento fica bem mais restrito, mas após a confirmação de acesso, o consumidor consegue aderir ao seu bem de consumo.
Bancos e financeiras também fazem financiamentos, mas muitos economistas optam pelos bancos por ter métodos mais seguros de análise. Ou seja, mesmo o financiamento oferecendo uma alíquota de juros menor, nem sempre as financeiras oferecem garantias para o credor.
Por isso, a grande dica é olhar para o CET, Custo Efetivo Total de crédito. Esse índice mostra todas as taxas cobradas no financiamento e outros encargos cobrados que variam de banco a banco. Por meio desse indicador, você pode ver qual melhor instituição financeira para solicitar um financiamento e assim ter uma garantia mais barata.
Qual é melhor opção?
Essa é uma pergunta feita por muitos consumidores. Seja para um bem de consumo de pequeno ou grande porte, as pessoas muitas vezes não param para analisar qual a melhor alternativa. Isso não quer dizer que as duas são ruins, mas as duas possuem situações específicas para seu uso.
Se você está prestes a escolher uma das opções, faça uma avaliação da sua necessidade. Nem sempre um empréstimo é a melhor alternativa, mas nem por isso o financiamento é a melhor opção todas as vezes.