Prepare seu bolso: as férias escolares estão chegando

Escrito por: - Publicado em: 26/06/2017

Não existem uma data padrão para o início das férias, mas uma coisa é certa: inúmeras crianças iniciam as férias de julho cheias de entusiasmo – para desespero de muitos pais que ainda não sabem o que fazer com tanto pique e disposição dentro do lar. Sem contar os gastos com passeios, comida, conta de água e de luz que tendem a aumentar com a estadia das crianças em casa durante todo o dia.

 

Pensando nisso, existem opções que visam conceder aos pequenos uma ampla variedade de lazer e conhecimento, e aos pais, aquele sossego sem muitos gastos.

 

Deixe claro a situação financeira da família para a criança

 

Nas férias, os pais podem ter uma boa oportunidade para ensinar educação financeira para as crianças. Tenha uma conversa clara e realista sobre as finanças da casa, explique porque não vai ser possível fazer aquela viagem que ela tanto sonha ou porque não poderá comprar aquele brinquedo da vitrine da loja. Aproveite para incentivar a economia e quem sabe nas próximas férias será possível realizar algum dos sonhos dos pequenos.

 

Leia mais: Ensinando educação financeira para crianças: 6 práticas importantes

 

Passeios pela cidade

 

Se você tem um tempinho livre durante o dia, o que você acha de curtir as atividades gratuitas da sua cidade? Em algumas cidades existem parques onde é possível correr, jogar bola, andar de bicicleta e se entrosar com outras crianças da mesma idade. Muitos parques, inclusive, já têm bicicletários, onde é possível alugar uma bicicleta por um preço bem em conta.

 

Existe alguns parques que possuem opção de pedalinho, trilha e até espaço para nadar e pescar. Aproveite o que a sua região tem para oferecer!

 

Se o objetivo é gastar pouco, evite levar os pequenos aos shoppings ou centros comerciais. É tanto objeto chamando atenção que vai ser difícil sair de lá sem comprar alguma coisa. Fuja deles!

 

Cultura e Esportes

 

Para o caso dos pais que precisam trabalhar o dia todo, a programação de férias do Sesc é uma boa opção, com diversas atividades o dia inteiro.

 

No Sesc de sua região é possível matricular a criança em diversas atividades esportivas. Além disso, contam com uma programação cultural repleta de peças de teatro, oficinas culturais, apresentações musicais, danças e aulas que ensinam desde os artesanatos mais simples até as técnicas básicas de apresentação em público.

 

Dependendo das finanças da família, vale a pena matricular a criança em uma destas oficinas, é uma boa oportunidade para preparar o pequeno para desafios do futuro.

 

Troque o cinema pelo filme em casa

 

Ir ao cinema pode ser uma atividade bem custosa. Desde o valor do estacionamento até o valor da pipoca. Uma opção mais barata seria assistir ao filme no conforto de casa, alugando um filme desejado, assistindo o que está passando na TV aberta ao até mesmo contratar um sistema de streaming de filmes, como a Netflix.

 

E que tal convidar mais crianças para um cinema em casa? Conversando com outros pais, é possível chegar a um consenso quanto ao cuidado das crianças. Os pais que possuem mais tempo em casa podem até cobrar uma quantia simbólica para abrigar os pequenos durante uma tarde, por exemplo.

 

Bibliotecas, Galerias e Museus

 

Vale a pena tanto incentivar seus filhos às práticas esportivas e à sociabilização com o mundo quanto motivá-las a conhecerem outro mundo tão fantástico quanto, o da leitura e da imaginação. Existem milhares de Bibliotecas públicas que também contam com oficinas de arte, música e contação de histórias.

 

A leitura complementa o lado mais “esportivo” da criança, tornando-a um ser humano mais completo, com mais conteúdo, informação e senso crítico. A criança que estimula a sua imaginação por meio da leitura torna-se um ser humano mais criativo, que passa a enxergar as boas oportunidades da vida com mais facilidade.

 

Por isso a época de férias é propícia ao desenvolvimento das artes e da motivação à leitura dentro e fora de casa.

 

No começo, as férias escolares podem parecer um pesadelo para as finanças da família, mas sabendo escolher as atividades com cautela, é possível sim economizar e ainda se divertir com as crianças. Aproveite!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).