Pra você, o ano só começa depois do Carnaval?

Escrito por: - Publicado em: 16/01/2016

Faltam alguns dias para o Carnaval e já tem muita propaganda sobre os desfiles das escolas de samba, trios elétricos, globeleza, etc. Mas e você, é daquelas pessoas que fala que o Brasil só funciona depois do Carnaval? Que depois do Carnaval vai organizar suas contas?

 

Esse ano de novo, NÃO!

 

Ainda estamos de “ressaca financeira” das festas do final de 2015 e a previsão para 2016 é de que a inflação feche novamente acima do teto da média, o que interfere diretamente nos produtos e serviços que consumimos.

 

Portanto, ter disciplina financeira o ajudará a se planejar melhor e evitar qualquer imprevisto e a “hora certa” para fazer isso não é depois do carnaval. É AGORA o momento de encarar a responsabilidade pelo próprio dinheiro e assumir o controle da situação.

 

O dinheiro deve ser trabalhado como tema cotidiano em nossas vidas, por isso, algumas estratégias para organizar as suas contas devem ser aplicadas desde hoje, não espere passar o carnaval para finalmente “talvez” tomar ação. Papel e caneta na mão e vamos lá colocar ordem nesse setor!

 

Ok, então uma das primeiras ações a se fazer é:

 

Colocar a Casa em Ordem

 

Nessa etapa você vai identificar tudo que entra e tudo que sai de dinheiro no seu orçamento. É só dedicar um tempinho do seu dia para anotar tudo isso no app da Organizze, em uma planilha de gastos gratuita  ou no papel de pão mesmo, o importante aqui é registrar. Segue abaixo um passo-a-passo simples para você começar a organizar suas contas:

 

→ Some todos os seus ganhos (salário líquido, trabalhos extras, etc.);

→ Escreva todos os seus gastos ao longo do mês, desde as contas de aluguel, água, luz, fatura do cartão de crédito até gastos com presentes, refeições e passeios no final de semana;

→ Separe as despesas fixas (aluguel/prestação, condomínio, prestação do carro, IPTU, IPVA, água, luz, plano de saúde, escola, empregada, supermercado), as variáveis (academia, cartão de crédito, transporte/combustível) e também as imprevistas (consertos, reformas, multas, remédios);

→ Some todos os ganhos e subtraia todas as despesas. Veja o saldo;

 

Feito as anotações necessárias para entendermos qual é a nossa real capacidade de compra atual, vamos para a segunda etapa:

Planejar e Definir Objetivos

 

Bom, você pôde avaliar a sua situação financeira e identificar até onde consegue chegar, sem dar passos maiores que a perna. Agora você deve colocar no papel quais são as suas metas para 2016. Quer comprar a casa própria? Quer trocar de carro? Quer viajar para o exterior com a família nas próximas férias? Ok, veja qual o desejo que cabe no seu bolso, e se nada do que deseja couber no seu bolso, NÃO tem problema.

 

Você deve reunir a família e explicar que esse ano você assumiu o compromisso de gerenciar melhor suas finanças e eles serão os grandes beneficiados a médio e longo prazo. Mostre que a recompensa valerá a pena. Muitas vezes devemos colocar os pés no chão e vivermos de acordo com as nossas atuais possibilidades, um controle financeiro melhor o ajudará a se planejar melhor para, quem sabe no futuro, começar a investir e ter uma renda passiva.

 

Existe também a possibilidade de você estar com as contas em dia, se esse é o seu caso, PARABÉNS, você está entre uma pequena parcela da população brasileira que coloca o controle financeiro como prioridade na sua vida.

 

No seu caso, sugiro que escolha uma de suas metas e incorpore um valor mensal necessário para realizar esse objetivo e guarde esse dinheiro até atingir a meta para negociar um desconto, já que se programou e vai pagar a vista!

 

A mensagem final desse artigo é conscientizá-lo de que organização financeira é uma questão de hábito e que deve ser praticada sempre, não somente em determinada época do ano.

 

Estratégia seguida de atitude o ajudará a controlar melhor suas finanças e os benefícios serão muitos, portanto, se você leu até aqui, acredito que já tomou a decisão para esse ano! Não espere passar o carnaval para colocar em prática alguns conceitos apresentados aqui, comece hoje mesmo.

 

Boa sorte e até a próxima.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).