Planeje sua virada em 2016

Escrito por: - Publicado em: 05/01/2016

Passadas as festas de fim de ano, chegamos ao melhor momento para colocar as contas em dia.

 

Podemos revisar o orçamento do ano anterior de forma a tirar lições e fazer as mudanças necessárias, no ano novo que se inicia. O foco deve ser avaliar as despesas e verificar o que é ou não importante, identificando o que contribui para a sua qualidade de vida e para atingir seus objetivos (independência financeira, educação, casa própria etc.).

 

Assim, é mais fácil tomar decisões e realizar as mudanças, caso sejam necessárias.

 

A atenção aos investimentos também deve ser redobrada, buscando melhores alternativas que protejam o patrimônio da inflação, que está na casa dos 10%, e ainda entreguem um retorno adicional.

 

Vivemos um momento de alta oscilação dos ativos de maior risco e quem optar por investir nesses ativos, precisará ter muita paciência e visão de longo prazo para ter retorno dos recursos. Por isso, é recomendável constituir uma carteira diversificada, com alocação em diferentes classes (renda fixa, multimercados, ações etc.), visando preservar o patrimônio em momentos ruins e obter ganhos na bonança, sempre com horizonte de longo prazo.

 

Para aplicações curtas, existem boas oportunidades em investimentos de baixo risco. É possível aplicar em ativos de renda fixa, como Títulos Públicos (Tesouro Selic), CDBs, LCIs e/ou LCAs, com alta rentabilidade e previsibilidade do recebimento. Nestas opções, faça chuva ou sol, o patrimônio será rentabilizado e poderá ser acessado mais rapidamente. É a melhor opção para aqueles recursos que serão utilizados no curto prazo.

 

Sem dúvida, o ano de 2016 promete não ser fácil. Com as crises política e econômica instaladas, precaução deve ser a palavra chave.

 

Portanto, manter as contas em ordem, monitorando e estabelecendo metas, e cuidar dos investimentos contribuirão para que tenhamos tranquilidade para passar a tempestade em uma posição mais segura.

 

Feliz 2016!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).