Perguntas sobre dinheiro que você tem vergonha de fazer

Escrito por: - Publicado em: 22/01/2016

Nem todo mundo gosta, mas todo mundo precisa falar sobre dinheiro.

 

É importante entender o que se paga e porque se paga, além de conhecer boas estratégias para fazer seu dinheiro render para que seus sonhos se realizem. E com certeza um de seus sonhos não é ficar no vermelho enquanto tenta desvendar cálculos! O Finanças Femininas destacou algumas das dúvidas mais comuns, e nós repassamos duas delas:

 

1. É melhor comprar ou alugar um imóvel? 

 

compra de um imóvel pode gerar as prestações mais longas e caras de sua vida, por isso, é necessário um planejamento financeiro minucioso antes de tomar esta importante decisão. Do lado positivo, tem a liberdade para reformar e modificar a casa do jeito que você quiser e também a estabilidade de ter o seu próprio lar.

 

Por outro lado, alugando um imóvel, é mais fácil de entrar e sair quando precisar, além de não precisar de um investimento grande e de longo prazo para morar.

 

Tendo ponderado os prós e contras, hora de colocar os números no meio da decisão e fazer as contas. O valor gasto com o aluguel deve ser equivalente a 0,6% do valor da casa ou apartamento que você tem em vista. A recomendação é que você não comprometa mais do que 30% da sua renda total (líquida) pagando o aluguel.

 

 

2. Quando (e como) devo começar a guardar para a minha aposentadoria?

 

Desde a sua primeira assinatura na carteira de trabalho, uma parcela do seu salário é descontada para que, futuramente, o Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, possa devolver com o pagamento da aposentadoria.

 

Mas, para não depender do órgão e das leis trabalhistas para a aposentadoria por meio do sistema público, é preciso começar a o planejamento desde cedo. Quanto mais tempo tiver para fazer seu pé de meia, melhor.

 

É possível ter uma aposentadoria confortável por meio de investimentos, compra de títulos do governo ou da previdência privada.

 

 

Gostou? Veja mais, clicando no botão abaixo!

 

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

É possível tirar os juros de uma dívida?
Por Central do Evento
5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).