Pequenas mudanças que ajudam a equilibrar o orçamento

Escrito por: - Publicado em: 24/03/2017

Ainda dá tempo de colocar em prática aquelas resoluções de início de ano para se livrar das dívidas. Já pensou em terminar o ano com o  13º salário livre para investir no que você quiser? Os especialistas em orçamentos domésticos elencam algumas práticas eficientes para deixar as contas em dia e o melhor, poupar!

 

1. Não dê um passo maior que a perna

 

Pode parecer básico, mas não é: muitos brasileiros gastam mais do que ganham por falta de atenção e organização. Considere que o seu salário é o valor que fica depois de descontos como (vale-transporte, plano de saúde, INSS, Imposto de Renda, dentre outros). Mantenha o hábito de consultar seu saldo, para evitar usar o limite da conta.

2. Não mais que a metade!

 

Especialistas alertam que o valor de despesas como aluguel, prestação do carro e telefone não seja maior do que o equivalente a 50% do salário líquido.

 

3.Fuja das compras por impulso

 

As melhores compras são aquelas que são planejadas. Evite comprar algo que não tenha sonhado com pelo menos uma semana de antecedência. Isso mesmo, fuja das vitrines com promoções tentadoras e avalie as compras casadas, como “leve 3, pague 2”. Não caia na armadilha de comprar o desnecessário.

 

4. Limite não é renda

 

Muita gente não tem noção do quanto a taxa de juros está cada vez mais alta, por isso, evite usar o cheque especial como complemento do salário.

 

5. Dê tempo ao tempo.

 

Três meses: esse é o tempo necessário para definir um novo hábito financeiro, de acordo com especialistas. Seja paciente com você e persistente nos novos hábitos.

 

6. Renegocie suas dívidas

 

Empresas de assessoria financeira, ao contrário do que alguns ainda pensam, podem sim ajudar o consumidor colocar as contas em dia. Renegocie seus boletos em atraso e fuja dos juros.

7. Família que economiza unida…

 

Existem diversas formas para ter uma vida financeira saudável, o importante é encontrar a melhor estratégia para você e sua família. O importante é que todos na casa estejam cientes que organizar as finanças é uma tarefa conjunta. Explique às crianças os objetivos da família (a viagem do final do ano, a troca do carro…) para que todos se sintam envolvidos no processo de economizar.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).