Pagamentos à vista: saiba como eles influenciam na sua economia

Escrito por: - Publicado em: 01/02/2019

Na maioria das vezes, pagar à vista é a melhor opção. Gera desconto, você não precisa se preocupar com parcelas e evita dívidas futuras, o que acaba sendo muito bom para o seu bolso.

 

O blog Finanças Forever falou mais sobre esse assunto, continue lendo e confira alguns destaques:

 

1. Descontos geram dinheiro

 

Quando você compra à vista com desconto não estará apenas poupando os juros das parcelas: gerará dinheiro para você mesmo. Isto afeta diretamente na sua economia, pois sobrarão mais recursos do que investir em outras modalidades de pagamento. Com os valores excedentes e um bom controle financeiro, pode-se começar a planejar a próxima compra à vista de outro produto de necessidade ou desejo.

 

2. Traz planejamento

 

Outro ponto de destaque dos pagamentos à vista é o planejamento financeiro: quando se deseja adquirir algo, precisa-se guardar o montante suficiente para quitar o valor total do produto. Além de trazer economia, ajuda você a planejar melhor suas contas.

 

Vale ressaltar: compras à vista dependem de planejamento para que não comprometam o orçamento e os valores não sejam retirados de outros locais – como contas fixas, alimentação, investimentos, planos, entre outros.

 

3. Não cria uma ‘bola de neve’

 

O problema que muitos brasileiros enfrentam é o endividamento. E uma parcela considerável não contraiu dívidas em apenas um produto: são várias parcelas que, mês a mês, se não forem pagas, viram uma verdadeira bola de neve, principalmente quando são efetuados pelo cartão de crédito e seus juros assombrosos.

 

Assim, ao pagar à vista, não terá dívidas intermináveis e impagáveis, contribuindo para que possa organizar melhor suas finanças e impedir de pagar o dobro do valor do produto que adquiriu em relação ao item à vista.

 

Porém, em alguns casos, o pagamento à vista acaba não sendo tão vantajoso. Clique no botão abaixo para continuar lendo e confira as desvantagens do pagamento à vista.

 

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
Black Friday: como economizar com compras para casa?
Por Viva Decora
Economizando em casa: cortinas comuns ou persianas, qual o mais barato e funcional?
Por Viva Decora
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).