Os 5 maiores mitos sobre Tesouro Direto

Escrito por: - Publicado em: 25/01/2016

Se você ainda não investe em títulos públicos, é provável que esteja deixando de ganhar um bom dinheiro com seus investimentos. O Tesouro Direto é uma das melhores aplicações de renda fixa existentes no mercado.

 

Mas, existem muitos mitos que rondam esta excelente aplicação financeira, que impede investidores de otimizarem a rentabilidade dos seus investimentos. Por isso,  o blog Quero Ficar Rico destacou 5 desses mitos.

 

1. É complicado investir no Tesouro Direto

 

Investir no Tesouro Direto é muito simples. O problema é que muitas pessoas cometem o erro de buscar informações sobre este investimento no seu banco. Seu banco não tem interesse que você invista em títulos públicos, pois eles não ganham nada com isso.

 

Para investir no Tesouro Direto, você só precisa seguir três passos:

 

→ Abrir uma conta numa corretora

→ Transferir o dinheiro da sua conta corrente para a conta na corretora

→ Efetuar sua primeira compra

 

Todo esse processo pode ser feito pela internet e é bastante simples.

 

2. Preciso permanecer com o título até o vencimento

 

Os títulos do Tesouro Direto possuem ótima liquidez, podendo ser vendidos diariamente. Após a venda, o dinheiro cairá na sua conta no dia útil subsequente.

 

Então você não precisa se preocupar em encaixar perfeitamente o prazo dos títulos com seus objetivos, pois existem títulos que podem ser vendidos antes do vencimento sem perdas financeiras (o Tesouro Selic, novo nome da LFT é um exemplo).

 

3. O resgate antes do vencimento é sempre desvantajoso

 

Essa é outra mentira. Ao resgatar antes do vencimento, a rentabilidade será definida pela taxa do título no dia do resgate, e não pela taxa contratada no momento da compra. Por essa razão, a rentabilidade pode ser diferente da contratada, tanto para mais quanto para menos.

 

Então nem sempre esse resgate será desvantajoso. Claro que é sempre importante adequar o prazo de vencimento dos títulos ao prazo dos seus objetivos, para evitar o resgate antecipado. Mas isso definitivamente não é uma regra e, com um pouco de conhecimento, é até possível fazer ótimos negócios vendendo títulos antes do vencimento.

 

Recomenda-se fortemente que você adquira conhecimento sobre este excelente investimento.

 

Veja mais mitos, clicando no botão abaixo.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
5 ideias práticas para melhorar sua vida financeira em 2022
Por Meu Patrimônio
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).