Organize suas finanças e o seu guarda-roupas

Escrito por: - Publicado em: 05/06/2016

A falta de organização além de te deixar mais estressado, pode te deixar mais pobre. Você já havia pensado nisso? É o que destaca o artigo da Exame “Como ganhar dinheiro organizando sua vida e a sua geladeira”.

 

Profissionais afirmam que com uma vida mais organizada é possível alcançar uma redução de 30% nos gastos mensais. E a proposta para alcançar essa economia não tem apenas a ver com suas finanças, mas com o modo como você organiza sua agenda, seus armários e até sua despensa.

 

Veja 3 dicas de arrumação que estes profissionais indicam:

 

1.  Planeje (direito) suas tarefas

 

Fazer um planejamento pode não ser uma dica inédita, mas é importante bater nessa tecla porque muitas pessoas não sabem se planejar da forma certa. O segredo do bom planejamento é priorizar o que que é mais importante para que o restante aconteça e não o que temos vontade. Nós tendemos a colocar como prioridade o que nos agrada e isso não funciona.

 

Use uma agenda, mas não só para anotar o que deve ser feito no início do dia, como para rever as tarefas que não foram realizadas e devem ser marcadas novamente na agenda no fim do dia. Anote na agenda, primeiro as tarefas previstas para o mês, depois para a semana e depois para o dia, para que fique mais claro quais compromissos são mais ou menos urgentes. 

 

2. Administre bem todos seus pertences

 

Apenas com uma boa dose de organização é possível se dar conta de tudo o que você tem e o que é realmente necessário. Tudo o que possuímos, por mais simples que seja, precisa de administração, desde uma fronha de travesseiro até um imóvel.

 

Uma sugestão é que as roupas sejam organizadas no armário por frequência de uso, tipo de roupa e cores. Além de gerar uma boa economia de tempo para se vestir, tendo em mente quais roupas você tem, é possível entender se você realmente precisa comprar uma peça nova ou se a compra está sendo feita por impulso.

 

3. Organize-se para pagar as contas em dia

 

Se o foco é economizar dinheiro, não poderiam faltar também algumas dicas de organização financeira. A principal dica aqui é não perder os vencimentos das contas, para evitar a cobrança de juros. Isso é mais do que crucial neste momento, já que os juros estão altíssimos.

 

Apenas para dar um exemplo, a taxa média de juros do rotativo de cartão de crédito, que é cobrada quando o cliente não paga a fatura do cartão, chegou a absurdos 414% ao ano em setembro, segundo pesquisa do Banco Central.

 

Vale usar agendas virtuais, um papel que esteja sempre em mãos ou claro, um bom aplicativo de controle financeiro.

 

Também vale colocar as contas no débito automático, mas sem perdê-las de vista. É importante checar se o pagamento caiu mesmo e controlar os valores que estão sendo pagos.

 

Gostou dessas dicas? Que tal aplicá-las em sua vida e ver a diferença?

Clicando no botão abaixo, você encontra muito mais!

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

7 dicas para ensinar educação financeira para as crianças
Por Central do Evento
É possível tirar os juros de uma dívida?
Por Central do Evento
5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).