Organize-se e ganhe dinheiro em 6 passos simples!

Escrito por: - Publicado em: 20/04/2015

Muitas pessoas andam com o dinheiro contado e acreditam que, por essa razão, não há de onde tirar um pouquinho para economizar. Mas é preciso abrir os olhos para algumas questões de organização que, por passarem despercebidas, são fontes até mesmo de perda de dinheiro. Mudanças simples em nosso cotidiano, desde a organização do pagamento de contas, até o aproveitamento do troco das compras, podem ser justamente o que você precisava para economizar.Preparamos algumas dicas para você se organizar melhor e começar a ganhar dinheiro! Confira:

 

1 – Planeje o pagamento de contas pessoais

Uma das maiores fontes de desperdício quando o assunto são as nossas finanças pessoais é o pagamento de juros e de multas por atraso na quitação de contas. Quando esquecemos a data de vencimento de um boleto, acabamos tendo que arcar com um custo adicional e desnecessário, o que não aconteceria caso tivéssemos nos planejado melhor. Inclusive, algumas pessoas acabam utilizando crédito especial (com juros acima de 10% ao mês) justamente por não planejar bem o pagamento de suas contas. Por essa razão, é muito importante manter um controle minucioso dos valores e datas de vencimento de cada conta. Se possível, pague-as assim que receber a fatura (online ou pelos Correios), mas jamais espere a data de vencimento.

 

2 – Mantenha uma agenda com compromissos (pessoais e profissionais)

Você sabia que perder e reagendar compromissos pode acarretar gastos desnecessários em seu orçamento? Seja o ingresso de cinema para assistir ao filme que você esqueceu, seja a reunião de trabalho que teve que ser remarcada por falta de planejamento, essas oportunidades perdidas podem resultar em custos significativos no final do mês. Afinal, muitas dessas despesas não são reembolsáveis (ingressos, passagens, cupons de compra coletiva etc.), além do fato de que a perda de compromissos profissionais podem custar contratos valiosos de trabalho para você e sua empresa.

 

3 – Liste as atividades do dia seguinte e organize um roteiro para cumpri-las

Uma boa forma de economizar nas atividades do cotidiano é por meio de uma lista de compromissos pendentes para o dia seguinte. Ao saber exatamente em quais lugares você terá que ir, por exemplo, é possível organizar seu itinerário para que ele seja mais eficiente, com menos tempo e distância de viagem entre um compromisso e outro. Além disso, você pode, por exemplo, planejar seu dia em relação ao tipo de comida que poderá levar ao trabalho (em vez de almoçar fora), o que também é garantia de economia nas finanças pessoais.

 

4 – Programas de fidelização podem ser extremamente vantajosos

Alguns programas de fidelidade de clientes são bastante vantajosos, principalmente se você já compra com regularidade em algum estabelecimento, como supermercados e restaurantes. Essas empresas normalmente oferecem programas de acumulação de pontos, de cartão fidelidade e de sorteios para clientes, entre outros. Caso você possa se planejar para realizar as compras do mês, ou outros tipos de compras mais frequentes, nesses estabelecimentos, é vantajoso aproveitar desses programas que oferecem vantagens como a troca de pontos por mercadorias e a geração de bônus para as próximas compras.

 

5 – Fique de olho em promoções para não gastar além da conta

Muitos estabelecimentos comerciais acabam enganando seus clientes por meio de promoções mirabolantes e supostas liquidações, quando na verdade o preço praticado está acima do mercado — e até mesmo além do que é cobrado normalmente pela loja. Para não cair na besteira de realizar compras sob essas condições, procure acompanhar, na medida do possível, preços e promoções de lojas e de produtos de sua preferências.

 

Nesses casos, só compre quando verificar que um valor está realmente em conta. Além disso, tenha sempre à mão os melhores dias para comprar determinados produtos, o que é muito comum em supermercados. Por exemplo, algumas redes oferecem frutas, legumes e verduras a preços melhores em um dia da semana. Se você organizar suas compras para ir ao supermercado somente nesses dias, acabará economizando uma boa quantia ao final do mês.

 

6 – Organize-se para fazer grandes compras à vista

Compras de valores mais significativos, como eletrodomésticos, bens móveis e até mesmo bens imóveis podem sair muito mais em conta se a forma de pagamento for a vista. Como o setor de crédito no Brasil está em alta atualmente, é mais raro que clientes queiram realizar pagamentos à vista, que são mais vantajosos para o lojista. Por isso, ao fazer uma compra desses bens com o valor à disposição do vendedor no dia da transação, é mais fácil negociar descontos e barganhar o preço final do produto.

 

Nessas horas, faça uma conta simples e verifique se o valor do desconto é maior que a inflação, que atualmente é cerca de 6,5% ao ano. Em caso positivo, esse é mais um motivo para fechar a compra pagando à vista. Claro que para ter dinheiro à vista, é necessário se organizar. Por isso, se você pretende realizar uma compra desse tipo no futuro próximo, procure economizar desde já!

 

Agora que você tem todas as dicas necessárias para se organizar e deixar de perder dinheiro, que tal colocar a mão na massa e praticá-las?

 

Leia, também, outras dicas abaixo sobre economia doméstica e orçamento pessoal:

 

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).