Onde investir seu FGTS?

Escrito por: - Publicado em: 24/02/2017

O assunto do momento é o tal de FGTS. Se antes já ouvíamos falar dele vez ou outra, agora parece que todo mundo só fala disso. Não é por menos: desde que o governo anunciou que vai liberar o acesso às contas inativas, os brasileiros ficaram bastante animados. Agora, até mesmo quem foi demitido por justa causa ou pediu demissão, pode solicitar o saque do valor.

 

E aí, além da excitação de poder receber um dinheiro extra logo mais, vieram as dúvidas: como consultar saldo do FGTS? Será que eu posso sacar meu dinheiro do FGTS? A chance de receber uma grana a mais também atiçou a mente daqueles que pensam no futuro.

 

Se você faz parte do grupo que ainda não conhece direito o FGTS ou já está pensando em usá-lo para investir de forma inteligente, esse artigo é para você. Continue lendo!

 

O que é FGTS?

 

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado em 1966, visando proteger os trabalhadores em casos de demissão sem justa causa, problemas graves de saúde e também para quem pensa em adquirir a casa própria.

 

Ele funciona basicamente assim: a empresa em que você trabalha deposita mensalmente um valor correspondente a 8% do seu salário em uma conta na Caixa Econômica Federal. Assim, esse montante vai se acumulando com o tempo, enquanto ocorre juros e correção monetária.

 

De forma bem simples, podemos entendê-lo como uma poupança forçada. Isso porque você só consegue retirar o dinheiro após o encerramento do contrato de trabalho ou em algumas situações específicas e emergenciais.

 

Onde investir seu FGTS?

 

Com o dinheiro em mãos, surge a dúvida do que fazer com ele. Se você não possui dívidas ou outros débitos a pagar, a melhor saída é investir esse dinheiro. Nessas horas, aquela máxima tem tudo a ver: dinheiro na mão é vendaval…

 

Por isso mesmo, é bom já ir pesquisando as possibilidades disponíveis no mercado para fazer essa quantia render. Entre as opções, estão os títulos públicos federais, mais conhecidos como Tesouro Direto. E aí vale dar uma atenção especial aos títulos prefixados e àqueles vinculados à inflação. Uma alternativa na renda fixa também pode ser os Certificados de Depósito Bancário (CDB), mas é importante pesquisar bem para encontrar as melhores oportunidades, ok?

 

Quem busca alta rentabilidade e tem maior tolerância ao risco, pode contar com a Bolsa de Valores. Se você tem perfil mais arrojado e gosta de agilidade, vale a pena pensar em investir no Day Trade. Essa modalidade se refere às transações que começam e se encerram no mesmo dia e que algumas vezes chegam a durar apenas alguns minutos.

 

Por outro lado, se você não tem previsão de utilizar o dinheiro em breve, pode investir em ações no longo prazo. Assim, a valorização dos papéis de boas empresas será o estímulo que faltava para o seu dinheiro começar a se multiplicar.

 

Por falar em ações e FGTS, você sabia que o governo brasileiro há alguns anos permitiu que o recurso fosse usado para adquirir ativos de empresas como Petrobras, Vale e Banco do Brasil? É preciso destacar, no entanto, que essa foi uma situação pontual e que por enquanto não há previsão para algo do tipo ocorrer novamente.

 

Portanto, se você quer aplicar seu dinheiro do FGTS em ações, o melhor caminho atualmente é sacar o valor, abrir uma conta em corretora de valores e solicitar a ajuda de profissionais qualificados para te ajudar nesta empreitada. Afinal, quem disse que você precisa fazer tudo sozinho? Peça ajuda de quem entende do assunto!

 

Agora, que tal começar a planejar os investimentos de 2017? Não perca tempo e eleja o tipo de investimento que mais combina com você e seus objetivos financeiros.

 

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Tesouro Direto: confira 3 dicas para investir nesta modalidade!
Por Equipe Organizze
Investimento para iniciantes: 3 dicas que vão te ajudar!
Por Equipe Organizze
3 armadilhas de investimentos: pirâmide, esquema Ponzi e bolha financeira
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Como avaliar a rentabilidade dos investimentos
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).