Onde investir seu dinheiro?

Escrito por: - Publicado em: 09/01/2016

Imagine a cena: você conseguiu a sua desejada estabilidade financeira e agora pode poupar uma parte do seu salário todos os meses. Nesse contexto, sua principal dúvida passa a ser onde investir seu dinheiro.

 

As opções são várias. Temos os títulos da dívida pública, LCI, LCA, CBD e o mercado de ações da Bovespa. São alternativas com rendimentos, pagamento de juros e volatilidades diferentes que podem tornar uma pessoa rica rapidamente ou garantir um futuro estável. Ficou interessado? Então leia o nosso post de hoje!

 

Poupança ainda vale a pena?

 

A poupança é uma das opções de investimento de renda fixa mais conhecidas por leigos e investidores profissionais. Ela é um tipo de investimento conservador, com taxas de juros baixas e menor risco de obter um prejuízo.

 

Com o agravamento da crise econômica, a poupança deixou de ser uma opção vantajosa para muitos. O seu rendimento passou a ser abaixo da inflação, ou seja, ainda que você obtenha lucros, eles não serão grandes o bastante para compensar a desvalorização da moeda.

 

Quais são as outras opções de onde investir seu dinheiro?

 

A poupança pode ser o investimento mais popular, mas está longe de ser o melhor de todos. Outras aplicações passaram a ter maiores lucros nos últimos anos. Podemos destacar como as principais:

 

Tesouro Direto

 

Os títulos públicos da dívida federal são vendidos para pessoas físicas por meio da internet desde 2002. É possível fazer uma pequena aplicação com apenas R$ 30. O Tesouro Direto é uma alternativa para quem procura a diversificação da sua carteira de investimentos ou uma fonte de renda fixa mais segura que a poupança.

 

São oferecidas diferentes opções de rentabilidade (ligadas à variação da inflação ou à variação da taxa de juros básica da economia — Selic), de prazos de vencimento e de fluxos de remuneração. Dessa forma, é sempre possível encontrar um título indicado para a sua necessidade.

 

Os títulos públicos são uma opção considerada conservadora. Eles oferecem maior rentabilidade quando comparados à poupança, mas podem dar lucros menores do que aplicações com maior volatilidade. Por outro lado, as taxas de administração são menores e o risco de ter algum tipo de prejuízo é menor.

 

CBD, LCI e LCA

 

Os CBDs, LCIs e LCAs disponíveis no mercado possuem um funcionamento semelhante ao do Tesouro Direto. Entretanto, em vez de emprestar dinheiro para o Estado, o investidor o fará para uma instituição bancária. Nesse caso, os recursos captados serão destinados para a carteira de crédito do banco em questão.

 

Essas aplicações possuem três tipos de remunerações: pré-fixada, pós-fixada e pré e pós-fixada. Na primeira, o investidor sabe a taxa de juro do investimento no momento da aplicação. Assim, ele sabe exatamente o valor que receberá no momento do resgate.

 

Já os títulos pós-fixados podem ter o rendimento atrelados às variações da taxa Selic (mais raro) ou do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). O CDI é uma taxa que possui variação semelhante a registrada pela Selic. Isso torna a procura por esse tipo de investimento maior em cenários econômicos com tendência a altas de juros.

 

Se a remuneração for pré e pós-fixada ou indexada à inflação, o banco pagará a variação da inflação durante o período de validade do investimento. São utilizados como base índices de juros como o IGPM, o IPCA e o INPC acrescidos de uma taxa de juros previamente definida.

 

A LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) é isenta de Imposto de Renda. Entretanto, para investir no título emitido pelos bancos para o financiamento do agronegócio, muitas vezes é exigido um aporte grande. Dessa forma, a LCA acaba não sendo uma boa opção para quem procura investir pouco.

 

Já a LCI (Letra de Crédito Imobiliário) é utilizada para o financiamento de imóveis. Assim como a LCA, esse é um investimento livre de Imposto de Renda. Apesar de ser pouco acessível, ele pode ser contratado da mesma forma que a LCA.

 

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) auxilia o banco a se capitalizar. Nesse caso, a instituição poderá utilizar o valor recolhido para o que for mais conveniente. Apesar de não possuir isenção no pagamento do Imposto de Renda, essa opção costuma apresentar taxas de juros maiores.

 

Ações

 

O investimento na bolsa pode ser feito, assim como no caso do Tesouro Direto, por meio de uma corretora. São cobradas algumas taxas de administração e os lucros podem ser recolhidos a qualquer momento durante um pregão. No mercado das ações, a compra e venda de um papel pode ser feita em um intervalo minúsculo.

 

A maioria das empresas brasileiras possuem a solidez necessária para a realização de um investimento de longo prazo em segurança. Entretanto, se você não estiver totalmente seguro a respeito da saúde da instituição, basta verificar se a aplicação financeira está coberta pelo Fundo Garantidor de Crédito. O FGC é uma entidade mantida por bancos e corretores financeiras que, em uma situação extrema (como a quebra de um banco), reembolsará o investidor em até R$ 250 mil.

 

Em todos os casos, a escolha de onde investir seu dinheiro deve ser acompanhada por planejamento e uma boa gestão financeira. Com a diversificação da sua carteira de investimentos, é possível manter a lucratividade em alta mesmo em cenários de economia ruim.

 

E você, já investe o seu dinheiro? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
Tesouro Direto: confira 3 dicas para investir nesta modalidade!
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).