Onde investir em 2016?

Escrito por: - Publicado em: 01/03/2016

O ano já começou, estamos no terceiro mês de 2016 e, se você está ainda com diversas dúvidas sobre onde investir, nós iremos te fazer pensar. Vivemos em um cenário econômico imprevisível, porém cheio de oportunidades para quem busca novos investimentos em meio aos tempos de crise.

 

Com essa perspectiva, fica mais fácil driblar as expectativas negativas que assombraram o ano de 2015, como juros altos, inflação, queda do PIB, entre outras previsões que foram capazes de desmotivar muitos investidores.

 

Em 2016, você pode investir seu dinheiro em uma caderneta de poupança, fundos de investimentos em bancos, ações, fundos imobiliários, títulos públicos, entre outros. A questão será pesquisar as melhores alternativas de investimento, de acordo com a situação financeira.

 

Para saber qual o melhor investimento em 2016, confira nosso post de hoje e saiba também como um organizador financeiro pode ser bastante útil na hora de poupar!

 

Considere o prazo de aplicação

 

Um erro muito comum, cometido pela maioria das pessoas que pretendem investir, é aplicar todo o dinheiro disponível na conta bancária em fundos de renda fixa que possuem prazos longos para o resgate. Essa estratégia pode ser um fracasso caso não haja um planejamento estratégico que considere as possíveis emergências que podem surgir a qualquer momento.

 

Por isso, caso pretenda investir seu dinheiro em investimentos bancários, como CDB, LCI e LCA, fique atento, já que eles exigem que o dinheiro fique retido por um longo tempo, como em até 1080 dias, além de demandarem uma quantia inicial elevada.

 

Fique atento ao orçamento pessoal

 

Todos nós gostaríamos de investir nosso dinheiro e ter um retorno positivo em um tempo breve. Contudo, nem sempre nos lembramos da importância de analisar a verdadeira situação do nosso orçamento pessoal, ou seja, o que realmente podemos gastar.

 

Organizar as finanças, antes de pensar onde investir em 2016, é uma atitude inteligente, pois só assim você saberá o valor real que poderá ser investido e não terá problemas financeiros com essa decisão, como precisar fazer um resgate de emergência.

 

Não aposte todas as fichas na caderneta de poupança

 

A caderneta de poupança é o tipo investimento preferido das pessoas, devido à facilidade e segurança nas aplicações. Porém, caso seu objetivo seja planejar o próprio futuro, somente a poupança não será uma boa opção, já que, com a inflação, os juros podem aumentar, diminuindo a rentabilidade do dinheiro guardado.

 

Claro que ter uma reserva é uma questão de segurança, mas aplicar um dinheiro que possivelmente não terá um retorno favorável pode ser uma decisão equivocada, sendo necessário fazer um planejamento mais detalhado.

 

Não aplique o dinheiro no primeiro investimento que o gerente sugerir

 

É muito comum consultar o próprio gerente do banco para saber qual o melhor investimento. Confiar em um banco é essencial para manter um relacionamento duradouro. Contudo, deve-se levar em consideração que os bancos são competidores entre si e, por isso, podem oferecer diferentes taxas.

 

Devido à alta competitividade do mercado, muitos bancos são capazes de oferecer taxas variadas. Dessa maneira, a melhor opção é pesquisar todas as possibilidades para saber qual o melhor banco para iniciar o investimento.

 

Então, antes de assinar qualquer tipo de acordo por puro comodismo ou afinidade com o gerente, considere que em outro banco seu dinheiro pode ter um direcionamento mais lucrativo.

 

Cuidado com investimentos que prometem muito

 

Você sempre terá várias opções para investir, e em todas elas existirão vantagens e desvantagens que poderão prejudicar ou não seu projeto financeiro. Mas, ser atraído por investimentos que prometem renda extra ou qualquer outro tipo de enriquecimento em pouco tempo é um grave erro.

 

Antes de tomar essa decisão, consulte todas as possibilidades para não ser mais uma vítima de um infeliz golpe, cuja única finalidade será saquear as economias que você investiu.

 

E lembre-se de ficar atento a qualquer proposta que lhe pareça “vantajosa” demais. Claro que existem ótimas oportunidades, mas todas elas precisam ser analisadas com cautela.

 

Não invista em ações sem o devido conhecimento

 

As ações podem ser investimentos mais arriscado que as rendas fixas, por exemplo. Sendo assim, merecem uma atenção especial por parte do investidor que optar por essa modalidade.

 

Para isso, sempre conte com a ajuda de um profissional especializado, que pode informar sobre as vantagens e desvantagens presentes nos investimentos relacionados a ações, fundos imobiliários e fundos de índice.

 

Esse conhecimento será necessário, pois tanto as ações quanto os outros tipos de investimentos dessa modalidade podem ser imprevisíveis, dependendo de como o mercado financeiro se encontra. Em outras palavras, quando o país estiver em crise, as ações podem perder seu valor.

 

E vale lembrar que esse investimento requer uma quantia mais elevada de dinheiro devido às altas taxas de corretagem, podendo chegar até a cobrança de R$ 1.000 ou mais.

 

Use um organizador financeiro para saber onde investir em 2016

 

Cuidar das finanças sempre será um grande desafio para diversas pessoas que desejam investir seu dinheiro em algo que promova um retorno positivo. No entanto, para te ajudar nesta árdua tarefa, é possível recorrer a ferramentas muito úteis.

 

Os organizadores financeiros, aplicativos próprios para controle de finanças, são ferramentas que podem informar melhor sobre a nossa verdadeira condição financeira. Por meio das suas funcionalidades, você poderá realizar um planejamento de metas a longo prazo e, assim, descobrir qual a melhor alternativa para investir.

 

Além disso, escolher um organizador financeiro pode te ajudar a poupar, já que será possível controlar melhor todos os gastos e todo o dinheiro que deverá ser reservado para possíveis investimentos.

 

E você, ficou com alguma dúvida sobre onde investir em 2016? Quer compartilhar mais alguma dica? Então deixe seu comentário!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
5 ideias práticas para melhorar sua vida financeira em 2022
Por Meu Patrimônio
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).