Onde investir dinheiro em 2017?

Escrito por: - Publicado em: 13/01/2017

O ano novo já está aí e com ele vieram promessas de mudanças. Todo mundo faz resoluções pensando: “dessa vez vai!”. Entre os votos mais comuns está a vontade de cuidar melhor do dinheiro. Realmente, equilibrar as finanças não é tarefa simples. Afinal, é preciso ter disciplina e organização para não sair por aí passando o cartão.

 

Se você também faz parte do time que quer cuidar melhor do próprio dinheiro em 2017, nada mais adequado do que buscar alternativas para fazê-lo render. Então, que tal saber quais as perspectivas do Mercado Financeiro para esse novo ano que acabou de começar?

 

Veja agora algumas modalidades que têm grandes chances de ser os melhores investimentos de 2017, segundo o time de analistas da Toro Radar.

 

Bolsa de Valores

 

Vamos começar pela renda variável. Afinal, esta modalidade promete ótimos resultados em 2017. Enquanto muita gente foge da Bolsa acreditando que vai perder dinheiro, quem soube aproveitar as oportunidades em 2016 realizou excelentes lucros. Tanto é que a Bolsa de Valores foi o investimento mais rentável do primeiro semestre do ano passado.

 

Isso foi possível porque, mesmo quando a economia está em recuperação, é possível identificar boas oportunidades de negócio. Uma dessas promessas está no setor bancário. A ideia é que este ano as ações de grandes bancos apresentem boas tendências de valorização. Assim sendo, quem adquirir papéis do Itaú Unibanco ou Bradesco, por exemplo, pode ter resultados bastante positivos.

 

Outro setor que se mostra promissor é o de consumo. Com o possível reaquecimento da economia, as pessoas poderão ter mais crédito e, consequentemente, voltarão a consumir mais. Com isso, ações de empresas como Lojas Americanas e Ambev poderão se beneficiar dessa mudança.

 

Quando falamos em investir na Bolsa de Valores, uma das ações mais buscadas é a da Petrobras. E como ela fica em 2017? Bem, a estatal passou por maus bocados no início de 2016, chegando a uma mínima histórica ainda em janeiro.

 

Mas conseguiu se recuperar de forma espetacular no restante do ano. Sua valorização de janeiro e dezembro chegou a mais de 110%! Agora em 2017, esses ativos devem permanecer no radar dos investidores, já que agora o foco da estatal é a formação de caixa.

 

Tesouro Direto

 

O programa do Tesouro Nacional e da BM&F Bovespa bateu vários recordes em 2016. Já são mais de 1 milhão de investidores registrados para comprar e vender títulos públicos federais. A acessibilidade, a segurança e, claro, a rentabilidade dos títulos são alguns dos fatores que consagraram o Tesouro Direto nos últimos tempos.

 

E quais são as perspectivas para 2017? Super positivas! A ideia é que o programa continue fazendo sucesso no Mercado Financeiro. Entre os tipos de títulos que têm chances de se destacar este ano estão os Prefixados. O alto ganho de capital em 2016 pode favorecer o aumento da demanda por este título agora – ele foi o segundo melhor investimento, atrás apenas da Bolsa de Valores.

 

Caso a economia realmente comece a apresentar melhoras mais significativas, os indicadores da economia tendem a voltar ao normal. Isso quer dizer que os juros devem cair e tirar a atratividade do Tesouro Pós-fixado. Com isso, o Prefixado poderá conquistar ainda mais adeptos nos próximos meses.

 

CDB – Certificado de Depósito Bancário

 

Outro investimento que é alvo do interesse dos investidores é o CDB. Bastante conhecido por quem busca fugir da poupança e investir dinheiro em alternativas mais rentáveis, este investimento deve permanecer em alta em 2017.

 

Se o setor bancário e o de consumo realmente apresentarem bom desempenho este ano, as transações financeiras deverão aumentar. Assim sendo, o CDB manterá sua alta atratividade. A segurança do investimento aliada a bons prazos e excelentes retornos devem permanecer como pontos fortes para que os investidores apliquem dinheiro nesta modalidade.

 

Dólar

 

Opa! Quem entende do assunto deve ter lido o tópico e não entendido nada. Calma que eu explico: o dólar apareceu aqui como uma opção só para chamar a atenção dos interessados. Isso porque a moeda norte-americana não possui grandes perspectivas de alta iguais às que vimos até pouco tempo.

 

Não é à toa que ele ficou por último: investir no dólar não parece uma boa ideia agora. Veja só, com a posse do novo presidente eleito, Donald Trump, as incertezas do mercado permanecerão sobre a economia do país. Isso porque Trump propôs algumas medidas tanto quanto controversas durante sua campanha. Propostas que podem, inclusive, afetar os brasileiros e outros mercados emergentes.

 

Para 2017, a previsão é de que o dólar fique próximo da faixa dos R$ 3,50. Mas é preciso repetir que isso tudo só se aplica caso o atual cenário se mantenha. Se ocorrer algum acontecimento muito significativo, as estimativas podem mudar drasticamente.

 

Se você ainda faz questão de investir na moeda de uma das economias mais sólidas do planeta, tudo bem. Mas sempre mantenha a atenção na movimentação do mercado, especialmente às definições do Federal Reserves, órgão que regulamenta a política monetária dos EUA.

 

Esses são apenas alguns dos investimentos que podem atrair o interesse de muitas pessoas em 2017. É claro que não há como prever com 100% de certeza se o que foi mostrado aqui realmente acontecerá nos próximos meses.

 

Por isso mesmo, o melhor a se fazer é ficar atento aos acontecimentos e acompanhar os indicadores do mercado de perto. Afinal, são eles que irão apontar qual o cenário de maior probabilidade de acontecer este ano.

 

A última dica é: independente do que aconteça, valorize seu dinheiro! Procure se informar sobre os melhores investimentos do ano e escolha aquele que satisfaz suas necessidades e expectativas. Faça bons investimentos em 2017!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
Tesouro Direto: confira 3 dicas para investir nesta modalidade!
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).