O segredo para crescer: controle financeiro e emocional
Escrito por: Equipe Organizze - Publicado em: 14/09/2016

Acredite ou não, é muito mais simples fazer controle financeiro se o seu emocional estiver de acordo com essa escolha. E por mais que isso pareça óbvio, na prática não é bem assim.
Renato De Vuono, fundador do Café com Finanças escreveu para o Dinheirama “quando o controle emocional está “indo mal”, não há aplicativo financeiro que dê jeito”, e sim, o seu controle emocional, seu hábito e seu comportamento são os fatores principais para o início do seu sucesso financeiro.
Toda satisfação que se procura em objetos externos, seja em bens de consumo ou pessoas, é passageira.
Toda compra é ótima até lançarem algo melhor e toda pessoa é ótima até fazer algo que nos desagrade, por isso concentre-se em você. Menos expectativas, menos frustrações.
O problema reside no fato de nunca haver saciedade. Pessoas insatisfeitas com suas vidas não se contentam com nada por muito tempo; agindo assim, um dia a conta chega (e vem pesada, financeira e emocionalmente).
Você precisa conhecer bem sua vida financeira para poder identificar desperdícios, poupar, fazer planos e investir. E a única forma de fazer isso é controlando seus gastos e receitas.
O primeiro passo é básico, mas acredite, muita gente o ignora. Comece a olhar diariamente para o seu extrato bancário. Saiba os valores absolutos mensais de quanto entra e quanto sai da sua conta. Faça esse exercício todo início de mês, olhando também o anterior. Aqui você já vai descobrir se gasta mais ou menos do que recebe.
Controle começa com hábito. Boa sorte!
Para ler o artigo completo, clique no botão abaixo.