O que fazer com o 13º salário?

Escrito por: - Publicado em: 25/11/2015

Há quem passe o ano todo esperando por ele e, quando ele chega, mal tem tempo de aproveitar, pois vai embora rapidamente. Estamos falando do 13º salário. Mas afinal, qual a melhor forma de utilizá-lo?

 

O primeiro passo deve ser a realização de um diagnóstico da atual situação das contas, para então decidir o que fazer. Comprar os presentes de Natal, descansar fazendo uma merecida viagem, deixar para pagar as despesas de início de ano – como IPTU, IPVA, matrículas e materiais escolares – , ou poupar?

 

O educador financeiro Reinaldo Domingos, deu algumas dicas no site Bolsa de Mulher.

 

Poupar para os sonhos e desejos seria a melhor utilização, mas tudo depende da situação financeira de cada um. O 13º salário surge no fim do ano como uma ótima oportunidade para solucionar ou minimizar os problemas financeiros mais graves. Pode ser sua chance de quitar dívidas, inclusive negociando descontos nos pagamentos à vista.

 

Se você não possui dívidas, esta é uma chance de começar a poupar e fazer a tão “difícil” reserva financeira. Tente separar 50% do dinheiro do 13º salário. É possível até fazer o 13º render. É um dinheiro extra que deve ser utilizado a seu favor. Se aplicado, ganhará juros. Mas é importante, antes de guardar, definir a razão, o objetivo de estar poupando.

 

Mais algumas dicas:

 

– Relacione todas as despesas fixas e variáveis para descobrir o comprometimento dos seus ganhos.

 

– Verifique se já tem mais despesas do que seu bolso suporta. Certifique-se de que, mesmo estando no azul, de que vai conseguir pagar as compras que pretende fazer.

 

– Pesquise os melhores preços de presentes e itens da ceia e das festas,  estipule um valor máximo a gastar com cada item e peça desconto, sempre.

 

– Faça escolhas que estejam dentro do seu padrão de vida. Se as condições não permitem, procure outras opções mais prazerosas e de menor valor.

 

Utilizar o 13º para eliminar dívidas não deve servir de motivação para entrar em novas dívidas desnecessárias. Procure fazer um planejamento de suas finanças pessoais para que o dinheiro de 13º possa ser utilizado da melhor maneira possível, seja aumentando seus investimentos rumo aos seus sonhos ou diminuindo as despesas para o ano que seguirá.

 

 

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

7 dicas para ensinar educação financeira para as crianças
Por Central do Evento
Como fazer uma lavanderia bonita e barata? Confira 5 dicas infalíveis
Por Central do Evento
5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).