O que fazer com meu primeiro salário? 4 dicas para quem está começando

Escrito por: - Publicado em: 27/06/2016

Conseguiu seu primeiro emprego ou estágio remunerado recentemente? Parabéns, essa conquista merece ser celebrada! É muito boa a sensação quando recebemos nosso primeiro salário, não é mesmo? Me lembro até hoje de quando meu primeiro salário caiu na conta, não sabia muito bem o que fazer com aquela grana. Isso aconteceu com você também?

 

Vamos supor que você esteja entrando agora para o mercado de trabalho e tenha a felicidade de morar com seus pais, e não ter grandes responsabilidades com pagamentos de aluguel, financiamentos, água, luz, alimentação, etc. Após 1 mês de trabalho, chega o grande dia, seu primeiro salário disponível para você fazer o que quiser.

 

Se você está um pouco perdido em relação ao que fazer com esse dinheiro nos primeiros meses economicamente ativos da sua vida, separamos algumas dicas que podem te ajudar.

 

Preparado? Vamos lá!

 

Comemore, você merece!

 

Após trabalhar o mês todo e receber um bônus (salário) por esse esforço, se dê ao luxo de comprar algo que sempre quis e não conseguiu. Para alguns é comprar uma roupa nova, um tênis ou até pegar uma balada diferente, enfim, é importante comemorar essa nova fase da sua vida, mas, ATENÇÃO, não mantenha o mesmo padrão de consumo para os próximos meses e muito menos gaste mais do que ganhou, isso é importante para não se perder com suas finanças.

 

Estabeleça metas

 

Você tem o desejo de fazer uma viagem com a galera no final de ano ou então comprar um carro próprio. Bom, isso exige planejamento. Estabelecer metas pode ajudar você a se programar para realizar esses desejos, você pode fazer uma cotação de quanto custa o que deseja,  guardar uma quantia X por mês até atingir o valor necessário para essas compras.

 

Invista em Educação

 

Após alguns meses de trabalho você já vai saber se é realmente esse o caminho que quer seguir e prosperar e talvez para você subir de cargo no lugar onde trabalha – ou conseguir um novo emprego – tenha de se capacitar mais.

 

Investir em educação nunca é jogar dinheiro fora, o conhecimento com certeza pode abrir muitas portas para sua carreira. Comece a pensar em um bom curso de inglês, um curso técnico ou uma faculdade, invista nisso, provavelmente se capacitando, você consiga melhores oportunidades em sua carreira.

 

Evite se endividar

 

Um erro comum entre os jovens é “dar um passo maior que a perna”, as vezes não é a hora ainda de você assumir compromissos maiores, como ir morar sozinho, financiar um carro, essas coisas. Decisões como essas devem ser muito bem pensadas antes de serem tomadas.

 

Outro erro que deve evitar é o de pagar dívidas caras. Você sabia que cartão de crédito e cheque especial cobram taxas de juros altíssimas? Pois é, cobram sim, evitar de pagar parcelado a fatura do seu cartão de crédito e não usar o limite de sua conta corrente pode ajuda-lo a começar a vida adulta sem dívidas.

 

Caso queira saber mais sobre um melhor uso do cartão de crédito, acesse esse infográfico.

 

Espero que essas dicas ajudem nessa nova e importante etapa da sua vida, e lembre-se SEMPRE, de ajustar o seu padrão de consumo de acordo com a sua capacidade de pagamento.

 

Ah, e continue buscando informações de qualidade sobre educação financeira aqui no blog da Organizze ou em canais como o Meu Bolso Azul que conta com  conteúdos atuais.

 

Comente sua experiência com seu primeiro salário! Tem alguma dica?

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
4 dicas para criar um fundo de emergência
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).