O poder da doação

Escrito por: - Publicado em: 13/08/2012

Doar dinheiro é uma das atitudes mais polêmicas quando o assunto é assistência social ou ajudar ao próximo.

A doação de dinheiro pode ser feita de diversas formas e beneficiar quem realmente precisa. Entretanto doar não significa necessariamente ajudar, pois muitas entidades que recebem dinheiro doado não administram corretamente e os recursos acabam não sendo usados da forma como deveriam.

 

Dar esmola em sinais de trânsito ou para pessoas que vivem nas ruas é uma prática comum. Porém, na maioria das vezes, o dinheiro recebido por essas pessoas é utilizado para compra de drogas ou pagamento de dívidas que não beneficiam a médio ou longo prazo o recebedor. A doação de esmola é tida como um alívio ou uma forma de ajuda para quem doa mas não tem o mesmo efeito para quem recebe. Normalmente a culpa de quem recebe impossibilita o uso devido desse dinheiro na medida que o dinheiro recebido sem esforço não é tão valorizado quanto o dinheiro que é recompensa de um trabalho.

 

Algumas pessoas que estão acostumados a arrecadar dinheiro através do ato de esmolar utilizam crianças e até mesmo os próprios filhos para pedir dinheiro com a finalidade de sensibilizar os possíveis doadores.

 

O doador também pode doar para se ver livre da pressão que o pedinte faz ao solicitar a ajuda financeira. E já que o solicitante pode ter usado a palavra “ajuda”, não doar, é o mesmo que não contribuir com alguém que está necessitando de auxílio.

 

Assim, a melhor forma de doar é procurara instituições conhecidas e que dão destino correto aos recursos doados. Geralmente, as instituições que recebem doações e que são bem administradas possuem boa reputação na sociedade e podem ser encontradas com facilidade em sites de busca ou em conversas com amigos e familiares.

 

Doar para instituições que administram corretamente os recursos e os transformam em projetos que melhoram a vida de muitas pessoas é a maior recompensa de quem se propõe a doar dinheiro para quem necessita.

 

A doação é uma forma de ajudar a quem precisa sem necessariamente conhecer, no entanto, é preciso ter responsabilidade pois o dinheiro pode ser utilizado das piores maneiras. Assim, para que o dinheiro seja bem utilizado é importante doar para instituições que saibam administrar recursos doados e que prestem contas do que é feito com o dinheiro do doador. Só assim o doador pode se sentir realmente recompensado por seu auxílio.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
Dicas de planejamento financeiro para viajar
Por Meu Patrimônio
O brasileiro e sua relação emocional com as finanças
Por Meu Patrimônio
3 dicas de mudança de comportamento para iniciar uma educação financeira
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).