O jeito certo de escutar música no trabalho

Escrito por: - Publicado em: 03/11/2016

Cada vez mais comum, muitos escritórios e pequenas empresas permitem que seus funcionários escutem música durante o expediente. Se você tem sorte de trabalhar num lugar assim, veja agora, o jeito certo de escutar suas músicas preferidas e ainda, se tornar mais produtivo!

 

Se você é desses que mal chega no trabalho e coloca os fones de ouvido, cuidado! Enquanto se diverte com as suas playlists favoritas, você apenas sente que o seu trabalho está rendendo mais, afirma o pesquisador Daniel Levitin ao Business Insider.

 

O site da Exame destaca: cada vez mais pesquisas científicas demonstram que o desempenho em qualquer atividade intelectual, como a leitura ou a escrita, é prejudicado pela “disputa” por atenção trazida pela música, principalmente se ela for de um estilo tipicamente pop.

 

Um experimento publicado em 2010 por pesquisadores do País de Gales revelou que as pessoas têm um resultado pior em exercícios de memória quando escutam música do que quando trabalham em silêncio.

 

A melhor forma de ouvir música no trabalho, diz Levitin é escutar as suas canções preferidas durante 10 ou 15 minutos antes de começar as atividades do dia — e não ao longo de todo o expediente.

 

Segundo o neurocientista, essa sessão de relaxamento fará com que o cérebro libere neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, que trarão uma sensação de prazer e bem-estar. Resultado: você começará o dia bem humorado, o que pode facilitar a sua concentração e impulsionar a sua produtividade.

 

Levitin diz que ouvir música durante o trabalho sempre vai prejudicar os seus níveis de atenção, mas com uma exceção importante: ela será uma aliada caso você esteja executando tarefas repetitivas. É fácil entender. Como essas atividades podem ser aborrecidas e entediantes, a música ajudará você a se manter alerta e atento ao que está fazendo.

 

E aí? Você costuma trabalhar com música? Saiba mais, clicando no botão abaixo.

 

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

7 dicas para ensinar educação financeira para as crianças
Por Central do Evento
5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).