O conhecimento é uma das chaves para o sucesso profissional

Escrito por: - Publicado em: 17/05/2016

Diante de um cenário político e econômico conturbado, muitas incertezas nos cercam em relação ao futuro de nossa carreira, principalmente se acompanharmos os altos índices de desemprego em nosso país.

 

Se você não era vivo ou adulto o suficiente para se lembrar de como as pessoas enfrentaram e superaram dificuldades parecidas com a do atual momento do Brasil, nas décadas passadas, esse artigo pode lançar uma luz sobre o tema.

 

Primeiro, quais são os seus medos durante a crise?

 

Fazer para si mesmo essa pergunta pode ajudar você a identificar quais os próximos passos para evitar transtornos futuros.
Um “medo” comum entre os brasileiros é o de perder o emprego e não ter dinheiro para sustentar a si mesmo e a família.

 

Uma das alternativas para evitar que isso aconteça é investir na sua carreira. Quando as empresas estão passando por períodos difíceis como esses é normal que muitas pessoas sejam mandadas embora e nós não temos muito controle sobre isso, porém, a tendência das empresas é começar a “cortar custos” despedindo pessoas que forem menos capacitadas profissionalmente.

 

Aqui chegamos ao ponto principal que queremos abordar nesse texto, que é o de conscientizar você de que investir no seu desenvolvimento profissional é uma das formas de enfrentar dificuldades na carreira de uma forma mais corajosa.

 

Profissionais que investem na carreira e na sua capacitação profissional levam vantagens tanto para manter seu cargo atual, quanto para o caso de serem mandados embora.

 

Conhecimento é sempre bem vindo, não é mesmo? Pois bem, independente da área de sua atuação, existem algumas formas de você investir na sua carreira, separamos a seguir algumas dicas que devem ser consideradas quando planejar a sua carreira profissional, são elas:

 

Cursos – Nessa categoria podemos incluir muita coisa, passando por cursos profissionalizantes, cursos técnicos, cursos online, curso superior, pós-graduação, MBA, etc. E se você está com as contas apertadas, existem muitos cursos gratuitos de qualidade, você pode também se candidatar a bolsas de estudos em grandes Universidades ou então procurar algum incentivo do governo para custear parte ou integralmente seus estudos. Uma dica interessante para quem já têm alguma graduação e queira fazer uma segunda faculdade, existem grandes Universidades públicas que oferecem a opção de vagas para “portadores de diploma”, você deve procurar essa opção nas instituições de ensino de sua região e se candidatar.

 

Networking – Investir na carreira não é somente investir nos estudos, é também investir tempo no aumento de sua rede de contatos profissionais e principalmente ter qualidade nesses contatos, e isso exige empenho da sua parte também. Uma dica é participar de eventos e feiras sobre a sua área de atuação e se conectar realmente com as pessoas que lá estão. Caso queira mais dicas sobre Networking, acesse o artigo “A importância do networking no desenvolvimento da sua carreira” que lá vai encontrar informações relevantes sobre esse tema.

 

Invista na sua imagem – Estar bem apresentado não significa competência, porém, no mundo corporativo isso pode ajudar a abrir portas, é claro, aliado a outros fatores como sua capacidade intelectual e determinação. Você pode utilizar parte de seus recursos para dar um upgrade no seu guarda-roupa corporativo, adquirindo melhores roupas ou então adquirir um notebook ou tablet mais moderno para utilizar nas reuniões de trabalho. Um ponto importante aqui é entender que marketing pessoal e imagem são fatores importantes, mas não podemos confundir isso com status.

 

Faça um planejamento – Por fim, um bom planejamento financeiro vai ajuda-lo a não ficar refém do seu salário. Essa é uma armadilha comum que afeta a vida de muitos trabalhadores, pois, impede aqueles que estão desorganizados a aproveitar oportunidades quando elas aparecem. Para evitar que isso aconteça, sempre mantenha seu orçamento sob controle, utilizando o app aqui Organizze, por exemplo.

 

Construir uma carreira bem sucedida não é uma tarefa simples e nem existe uma fórmula mágica para isso. O tempo e a disciplina são ingredientes poderosos na trajetória profissional de qualquer pessoa e dar os passos corretos pode significar muito. Investir na sua capacitação e conhecimento, com certeza irá ajuda-lo nessa caminhada rumo ao sucesso profissional.

 

Espero que tenha gostado desse artigo e até a próxima!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Cuidados que você deve ter com sua folha de pagamento
Por Equipe Organizze
Importância da saúde financeira para médicos
Por Meu Patrimônio
Mudando de carreira em Home Office
Por Equipe Organizze
5 passos para fazer um planejamento profissional
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).