No ritmo da ostentação

Escrito por: - Publicado em: 03/10/2015

Se fôssemos realmente racionais, não veríamos o menor sentido em gastar com algo que sequer usamos. Mas gostamos de comprar e muitas vezes nem temos onde guardar tanta coisa, não é? Nós sabemos qual a atitude correta, sabemos que devemos poupar para o futuro, guardar dinheiro preventivamente, gastar menos do que ganhamos, mas não o fazemos.

 

Quantas pessoas você conhece que compram apenas para provar que  “podem”? Comprar não é errado. Errado é você abrir mão de suas prioridades e dos seus sonhos apenas para mostrar e tentar agradar pessoas que nem ao menos te conhecem de verdade. Sim, vivemos cada vez mais, numa sociedade de pura imagem.

 

Como destacou o artigo “Ostentação e consumismo não combinam com feliciade” do site Dinheirama,  ostentação e consumismo são realidades frequentes hoje em dia.

 

Pare e pense um pouco sobre as seguintes perguntas:

 

  • Será que hoje, nesse mundo totalmente capitalista, conseguimos ter essa capacidade de lidar com o nosso interior e consciência a ponto de não sermos tão influenciados para comprar algo de que não necessitamos?
  • Será que conseguimos falar “Não” com facilidade diante de uma vitrine atrativa?
  • Temos a consciência de que determinada compra poderá afetar o nosso futuro de tal forma que, antes de comprarmos, pensamos e reavaliamos toda a situação familiar definindo as verdadeiras prioridades?
  • Será que hoje você é escravo do trabalho e do dinheiro?
  • O consumismo dita as regras em sua casa ou são suas prioridades que definem seus passos?

 

Percebe? Provavelmente é possível ser feliz com aquilo que você já tem hoje! Pense nisso!

 

Dica de filme: The Bling Ring

 

Um grupo de adolescentes ficou conhecido como Bling Ring e chegou a deixar um prejuízo de quase U$3 milhões em dinheiro, roupas, jóias e afins! A história é real e o filme foi baseado no livro da escritora Nancy Jo Sales da Vanity Fair. O filme retrata o quão superficial pode ser nosso desejo de “ter”.

 

 

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
Black Friday: como economizar com compras para casa?
Por Viva Decora
Dicas de planejamento financeiro para viajar
Por Meu Patrimônio
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).