Mulheres e dinheiro: entenda essa relação
Escrito por: Equipe Organizze - Publicado em: 07/11/2015

Por que a relação das mulheres com o dinheiro é tão diferente da relação que os homens tem com ele? O Dinheirama destacou esse assunto com base em pesquisas já feitas.
A origem da falta de interesse – e até conhecimento- das mulheres sobre finanças, assim como a insegurança ao lidar com tema, podem ter origem na infância – é o que aponta um estudo recente da companhia americana T. Rowe Price.
A pesquisa foi realizada pela empresa este ano, com crianças entre 8 e 14 anos. Os resultados mostraram que 45% dos meninos dizem se sentir muito ou extremamente confiantes em relação ao dinheiro, enquanto apenas 38% das meninas responderam o mesmo.
O interessante é que os pais parecem saber desta situação, pois na entrevista 80% dos pais de meninos dizem acreditar que seus filhos entendem o valor do dinheiro, comparados com apenas 69% dos que têm filhas.
A pesquisa da T. Rowe Price não é a primeira que reporta que os pais se preocupam menos com a educação financeira das filhas.
Mas este não é o único fator que influencia no comportamento feminino em relação às finanças. Mulheres são mais generosas!
O livro “Por que o gênero importa em economia”, de Mukesh Eswaran, professor de economia da Universidade British Columbia, apresenta dados de estudos econômicos realizados em laboratórios para mostrar como o gênero influencia nas atitudes financeiras e relações.
Em um dos testes relatados, cada um dos participantes de ambos os sexos recebeu U$ 10 e foram convidados a doar parte desta quantia a um parceiro desconhecido. As mulheres doaram em média quase o dobro que os homens (U$1,61 ante a U$0,82).
Além do fator de diferente tratamento na infância, existem também pesquisas que mostram que as mulheres estão dispostas a receber menos.
Entenda mais, clicando no botão abaixo: