Hora de investir: o que é IPCA e como usá-lo a seu favor
Escrito por: Equipe Organizze - Publicado em: 04/07/2016

Se você quer começar a investir, é importante que entenda cada tipo de investimento e qual a vantagem e desvantagem de cada um. Compreender o “estilo” de cada investimento pode fazer com que você tome a decisão certa de acordo com a sua necessidade.
Por exemplo, você sabe o que é IPCA?
O blog da Rico, destaca alguns pontos, e nós compartilhamos aqui.
O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é considerado pelo Banco Central do Brasil como o índice oficial da inflação. A partir dele é possível saber se o Governo Federal atingiu ou não as metas de inflação estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional para o mês. De acordo com o resultado do IPCA, pode-se abaixar, manter ou elevar a taxa de juros do Brasil – a famosa taxa SELIC.
Em termos práticos: quando o IPCA sobe, significa que alguns itens de consumo e serviços sofrerão reajuste de preço para cima, então teremos INFLAÇÃO no período.
Caso no mês seguinte o IPCA seja menor do que o do anterior não significa que tivemos redução dos preços, a conhecida DEFLAÇÃO. Isso significa que os preços subiram menos do que no mês anterior. Somente se o IPCA for negativo é que teremos deflação, ou seja, queda nos preços.
Como isso afeta os investimentos? Com a inflação elevada, os investimentos atrelados ao IPCA tornam-se mais atrativos.
Tesouro Direto
Os títulos do Tesouro IPCA + (antiga NTN-B Principal) e Tesouro IPCA + com juros semestrais (NTN-B) são indexados ao IPCA. O rendimento de ambos é calculado com base na inflação mais uma taxa de juros definida no momento da compra.
A diferença é que no Tesouro IPCA + o fluxo de pagamento é simples, ou seja, o investidor faz a aplicação e resgata o valor investido somado à rentabilidade na data de vencimento do título.
Já no Tesouro IPCA + com juros semestrais, o investidor recebe a cada semestre os juros de rentabilidade do título. Na data de vencimento, resgata o valor investido somado à rentabilidade menos o que já recebeu semestralmente. Dessa forma é possível ter mais liquidez.
Poupança
Ao deixar o seu dinheiro guardado na poupança, saiba que há grandes chances de acabar no prejuízo. Isso porque a caderneta pode render abaixo da inflação, com isso você perde o famoso “poder de compra”. Quem investiu na caderneta de poupança em 2015, por exemplo, perdeu poder de compra, já que a rentabilidade da caderneta foi de 8,07%, enquanto a inflação, medida pelo IPCA, ficou em 10,67%.
Investir no Tesouro Selic pode ser uma excelente alternativa pra quem quer começar a investir!
Já investe? Quer começar? Deixe seu comentário!