Gravidez: dicas de finanças para quem planeja ter um filho
Escrito por: Equipe Organizze - Publicado em: 29/06/2017

Alguns pais planejam a vinda do bebê por anos, outros, a notícia da gravidez vem de surpresa. Mas nos dois casos, a preparação para a vinda da criança se torna sinônimo de novos gastos. Para deixar esse caminho mais tranquilo, a coach financeira e fundadora do Finanças Femininas, Carolina Ruhman Sandle, diz que o ideal é que se tenha uma reserva para o primeiro ano da criança. Confira outras dicas financeiras para esse período abaixo:
1 – Comece a poupar
Quanto antes você der início ao planejamento, mais fácil será evitar uma mudança abrupta no seu padrão de vida quando a criança nascer. Carolina explica que o ideal é começar a sua reserva financeira mesmo antes de engravidar. Mas claro: nem sempre isso é possível. Por isso, comece a organizar-se assim que puder.
2 – Liste as despesas futuras
Para saber o quanto precisará poupar, é preciso fazer as contas. Comece fazendo uma lista de quais seriam os seus gastos durante a gravidez, no parto e, posteriormente, o seu custo fixo mensal com a chegada do bebê. Abaixo, Carolina lista algumas dessas possíveis despesas:
Pré-natal e parto
– Exames (se não tiver plano de saúde);
– consultas (se não tiver plano de saúde);
– vitaminas e remédios;
– roupas de gestante;
– móveis para o quarto do bebê;
– enxoval do bebê;
– parto e internação.
Custos fixos do bebê
– Pediatra (se não tiver plano de saúde);
– fraldas;
– remédios;
– roupas e acessórios;
– brinquedos;
– creche ou escolinha;
– alimentos.
3 – Escute quem já passou por isso
Esse mercado também cheio de itens “indispensáveis” – que na verdade não o são. Por isso, é importante ficar atenta para não acabar gastando com produtos que não valerão a pena. Pesquisar e ouvir a opinião de quem já experienciou a maternidade pode ser muito útil nesse momento.
Quer conhecer outras dicas para economizar na gravidez? Clique no botão abaixo e saiba mais!