Fuja das armadilhas financeiras: títulos de capitalização
Escrito por: Equipe Organizze - Publicado em: 12/12/2015

Você sabia que alguns especialistas nem consideram títulos de capitalização, um investimento? É o que destaca o site InfoMoney.
O apelo de vendas do produto está nos sorteios realizados – quem compra esses títulos concorre a prêmios. Mas esse produto geralmente só devolve ao cliente o que ele mesmo aplicou e lembrando que a correção é muito baixa e pode nem existir. Outra desvantagem é o período de carência, ou seja, você pode ficar impedido de resgatar o dinheiro por um tempo. Resgates antes do vencimento, quando permitidos, podem incluir uma taxa de saída, que penaliza os desistentes.
Se você não tem disciplina para poupar, há produtos melhores. Muita gente alega que não tem disciplina para poupar, e que por isso os títulos de capitalização são uma ótima modalidade de poupança forçada. Mas existem maneiras bem melhores de se “forçar” a poupar e não mexer no investimento.
Existem fundos com carência, e papéis de renda fixa com pouca ou nenhuma liquidez, como debêntures, Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Recibos de Depósitos Bancários (RDB), que não podem ser negociados antes do vencimento.
Pare e pense. Será que realmente é um investimento?