Fuja das armadilhas financeiras: consórcios

Escrito por: - Publicado em: 07/10/2015

Consórcio nada mais é, do que uma associação de dois ou mais indivíduos, empresas, organizações ou governos (ou qualquer combinação destas entidades), com o objetivo de participar numa atividade comum ou de partilha de recursos para atingir um objetivo comum.

 

Mas, o que pode ser vantajoso, às vezes pode esconder algumas armadilhas e é bom tomar cuidado, como mostrou o InfoMoney.

 

Os consórcios são vendidos pelos bancos com o argumento de que você não terá de pagar juros: só taxas e um seguro. A “mágica” funciona assim: um grupo de pessoas paga uma mensalidade para que, a cada mês alguns sejam sorteados e possam comprar o bem. Quem entra num consórcio de imóvel de 200 meses poderá ter que esperar todo esse tempo para ser contemplado. Até lá, poderá ter de pagar aluguel do imóvel onde mora e, pior, estará poupando dinheiro sem receber juros, como em outras aplicações financeiras.

 

De acordo com cálculos do site Canal do Crédito, o consórcio só vale a pena para quem for sorteado nos dois primeiros meses do grupo. (Num consórcio de 200 meses, sua chance é de uma em 100)

 

O argumento de que o consórcio obriga o cliente a poupar com disciplina também é questionável, já que ele paga taxas altas por isso.

 

 

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).