Faça a lição de casa! 4 pontos essenciais sobre educação financeira que você deve começar hoje

Escrito por: - Publicado em: 09/10/2015

Somente com educação financeira você conseguirá alcançar seus objetivos. Todos temos sonhos, e é fundamental  que você comece planejando este sonho!

 

Gerenciamento financeiro é um processo. Acumular riqueza é um processo. Na verdade, é tudo UM grande processo esta coisa que chamamos de “sucesso financeiro”. Mas se você não tiver processos ou adotar bons hábitos, você nunca será capaz de economizar. Simplesmente não vai acontecer. Mas este, é apenas um dos grandes pontos. Guarde estas palavras: poupar, gerar renda, investir e administrar. 

 

O site Dinheirama destaca estes pontos importantes:

1. Gerar renda

É fundamental que você encontre formas de gerar renda. Sem ter dinheiro em mãos, você não terá condições de usufruir dos investimentos disponíveis e oportunidades para multiplicá-lo.

 

2. Poupar

Uma vez que você está gerando renda, é preciso que você estabeleça um padrão de vida que permita que você gaste menos do que você ganha. Tem que sobrar algo no fim do mês sempre!

 

3. Investir

Há uma parcela razoável de pessoas que fazem bem os pontos 1 e 2 comentados acima, mas que não lidam muito bem com os investimentos. O motivo para isso é simples: como qualquer outra coisa na vida, precisamos estudar sobre investimentos, e este é o lado técnico da educação financeira.

 

4. Administrar o patrimônio

Se você já está praticando as tarefas dos itens anteriores, é bom que você analise de tempos em tempos como está sua evolução patrimonial. A economia e a política de nosso país (e do mundo) mudam constantemente, e o que é bom hoje pode não ser amanhã (basta ver os juros básicos da economia – Selic – para notar isso). Assim, fique de olho nessas mudanças e faça ajustes nas suas fontes de renda e nos seus investimentos de tal forma a proteger e continuar aumentando o seu patrimônio.

 

Muitos desejam isso, mas são poucos os que estão dispostos a fazer a lição de casa, que consiste em ter disciplina, investir sempre e não sucumbir aos apelos de consumo.  Lembre-se também que o tempo é um agente fundamental nesse processo, portanto, não deixe para depois.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).