Errou? Que bom, agora você é alguém melhor e mais forte!
Escrito por: Equipe Organizze - Publicado em: 22/12/2017

Uma das certezas que temos na vida, é que todos irão errar algum dia. Seja na vida profissional, amorosa ou social. Apesar de ser algo inicialmente ruim, o erro faz parte da nossa vida e não deve ser visto como uma desmotivação, pelo contrário.
O educador financeiro Conrado Navarro, escreveu sobre erros que te deixam mais forte, para o Dinheirama. Confira alguns destaques do artigo:
O que fazer para recomeçar com mais acertos
Primeiramente, avalie sem culpa o que passou e não trouxe os resultados esperados. Qual foi a motivação que o levou a agir de determinada forma? Por que não deu certo? Caso o erro tenha ocorrido por falta de conhecimento, por exemplo, não hesite em pedir a orientação das pessoas certas.
Vamos supor que você errou ao realizar um investimento. E que só decidiu investir em X ou Y porque agiu por impulso, sem pensar muito e sem buscar as informações adequadas.
Lembre-se que em uma nova tentativa, terá que fazer diferente. E a minha primeira sugestão é começar a avaliar quem tem condições de aconselhá-lo da maneira certa. Não adianta seguir a manada, nem agir por conta de uma matéria que saiu na mídia e que está servindo de orientação geral.
Pesquise o que deve guiá-lo corretamente de uma próxima vez, questione, avalie vantagens e riscos, e tome decisões de investimento de forma coerente.
Lembre-se também que muitas coisas na vida requerem tempo. Os maiores empreendedores costumam errar algumas vezes, e até ver seus negócios ruírem, antes de acertar, lembra-se disso?
Esse fato pode ser levado para outras áreas de sua vida também. Até mesmo em relacionamentos, é normal que muitas vezes precisemos errar para poder fazer diferente e melhor depois. Então, dê tempo ao tempo e tenha paciência se for necessário.
Muitos de nossos erros também acontecem porque não temos foco e nem sabemos exatamente onde queremos chegar. E quem não sabe onde quer chegar pode parar em qualquer lugar, não é mais ou menos isso que afirma o ditado popular?
Portanto, para errar menos de uma próxima vez, entenda exatamente qual o seu foco e o que você espera. É preciso traçar alguns planos, ainda que não sejam perfeitos, para que a vontade de realiza-los guie seu caminho de forma transparente e coerente. Você precisa agir de acordo com suas prioridades, e só assim os erros terão algum sentido real.
Em que parte do caminho você está?
É importante também entender em qual parte do caminho você está. Pode ser que tenha feitos planos para conseguir realizar determinado sonho no período de um ano. É comum, aliás, que as pessoas passem a fazer novos planos no fim do ano para dar início a algumas modificações no início do próximo.
Vamos supor que seu plano era ter começado a se cuidar mais em 12 meses para perder alguns quilos e ganhar mais vitalidade. Você não conseguiu alcançar seu objetivo e agora se sente frustrado, porém, conseguiu alcançar alguns resultados, ao menos um percentual do total que havia se proposto.
Desta forma, concentre-se no que obteve até aqui, e não no que faltou obter. É importante reconhecer que por mais que não tenha chegado até o final do caminho, você percorreu uma parte dele que, mais para frente, tornará mais fácil a continuação do percurso, percebe?
Nestas horas, para evitar frustrações, é importante também estabelecer metas realistas. Não adianta achar que vai emagrecer 20 quilos ou que vai ganhar R$ 1 milhão sem fazer o esforço necessário para isso.
Aliás, muitas vezes nem com todo esforço do mundo conseguimos algumas coisas porque não depende unicamente de nós. Este é o ponto seguinte que colocarei para discutirmos nesta história.
Continue lendo o artigo clicando no botão abaixo.