Enriquecendo com o próprio salário

Escrito por: - Publicado em: 19/04/2018

No mundo das finanças pessoais, muito se dá importância para investimentos, hábitos, controles e rentabilidade. Porém, não podemos esquecer de um dos principais fatores no processo de enriquecimento: o salário. Já li algumas chamadas na internet que dizem “você nunca enriquecerá com seu trabalho” ou “trabalhar para outras pessoas não te deixa rico” entre outros, onde se prega que a melhor forma de enriquecer é investir em ativos de risco ou empreender.

 

Porém quando estudamos sobre investimentos e analisamos o mercado, passamos a perceber que o salário, na maioria das vezes, é o único caminho para o enriquecimento. E quando utilizado de forma inteligente, é suficiente para conquistar uma aposentadoria tranquila sem que você fique dependente da previdência pública. Para explicar um pouco mais sobre esta importância vou apresentar três fatores que torna o salário a coisa mais importante das suas finanças:

 

1 – O salário é a forma de renda mais segura que você vai ter na vida

 

Muitos criticam o trabalho para terceiros, pois defendem a ideia de que outra pessoa está ganhando em cima do seu trabalho, e que, se você empreendesse, ganharia este valor e ficaria rico. Mas a verdade é que empreender é uma atividade de risco, ao mesmo tempo em que você pode ganhar muito, você também pode perder muito.

 

Desta forma quando você trabalha para outra pessoa, você abre mão de uma parte da renda que você teria se empreendesse, mas, tem a garantia de que receberá seu salário todos os meses. Já o empreendedor recebe esta vantagem sobre quem trabalha para ele, mas não tem a garantia de sua remuneração ao final do mês.

 

Claro que o empregado sempre corre o risco de ser demitido. Todavia, dificilmente sairá de um emprego com dívida. O que normalmente acontece com os proprietários quando seu empreendimento não tem sucesso.

 

2 – Sem uma renda mensal fica mais difícil de chegar a independência financeira

 

Esta garantia de renda que os assalariados têm é essencial para usufruir dos frutos dos juros compostos. Para chegar a independência financeira e viver de renda é necessário passar por um período de acumulação de patrimônio. E essa acumulação só acontece através de aportes regulares em investimentos seguros.

 

Sendo assim, os empreendedores possuem mais dificuldade em manter aportes em investimentos de baixo risco, pois não sabem o quanto terão de renda naquele mês. Já os assalariados conseguem fazer aportes mais regulares por ter uma renda fixa mensal.

 

3 – O seu salário é o tesouro mais cobiçado pelos grandes empresários

 

As grandes empresas e empresários, sabendo desta renda mensal dos assalariados, fazem de tudo para ter uma parcela deste valor para eles. Por isso lançam toda a forma de promoções e parcelamentos para poder te convencer a entregar uma parte do seu salário em troca de produtos e serviços que muitas vezes nem são tão necessários.

 

Por isso proteja e cuide o melhor que você puder do seu salário, pois este é o principal alvo das grandes empresas e provavelmente um dos únicos caminhos para a independência financeira, a qual você alcançará através de aportes regulares em investimentos de baixo risco, desfrutando dos benefícios dos juros compostos.

 

Forte abraço a todos. Até mês que vem.

 

*Luiz Roberto é um administrador apaixonado por finanças que desde 2014 expõe suas ideias através do blog Dificuldade Financeira. O projeto cresceu e em 2016 iniciou sua carreira como instrutor na Udemy.com publicando cursos sobre finanças pessoais.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
Dicas de planejamento financeiro para viajar
Por Meu Patrimônio
O brasileiro e sua relação emocional com as finanças
Por Meu Patrimônio
3 dicas de mudança de comportamento para iniciar uma educação financeira
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).