Educação financeira para jovens: 4 coisas que você precisa saber

Escrito por: - Publicado em: 21/03/2018

Diferente do que muitas pessoas pensam, não é só na fase adulta que devemos lidar com dinheiro. Para se tornar um adulto financeiramente responsável, é preciso ter educação financeira desde a infância.

 

É na juventude que, geralmente, começamos a trabalhar e ganhar nosso próprio dinheiro. Portanto, organização e planejamento são essenciais para que o jovem saiba fazer escolhas sábias sobre seus rendimentos.

 

O site Finanças Forever listou algumas dicas para ajudar os jovens nessa tarefa. Confira alguns destaques:

 

1. Encare o planejamento financeiro como a base de tudo

 

O planejamento financeiro é o controle e o uso racional dos recursos disponíveis. Ao contrário do que todo mundo pensa, ele não é algo que está relacionado somente a pessoas com alto poder aquisitivo, mas sim com a forma correta de utilização dos recursos.

 

2. Evite gastos excessivos

 

A educação financeira, além da questão do planejamento, também deverá trabalhar com o corte de despesas que não são essenciais no seu dia a dia. Entre eles estão os gastos excessivos com idas a bares, restaurantes, cinemas e outros tipos de entretenimento.

 

As compras de roupas, gastos com contas de telefone e outros itens supérfluos também devem ser reavaliadas. Entender o impacto e a necessidade dessas despesas e evitar fazê-las por impulso fará toda a diferença em seu orçamento e permitirá que você chegue ao final do mês com mais recursos disponíveis.

 

3. Utilize o cartão de crédito de maneira racional

 

Na educação financeira, outro item crucial é o uso do cartão de crédito, já que ele é um recurso que possui taxas altíssimas de juros. Assim, evitar o pagamento mínimo da fatura e compras parceladas com juros tem um impacto positivo nas suas finanças.

 

4. Defina metas

 

Depois de planejar, evitar gastos excessivos e limitar as compras no cartão de crédito, o próximo passo na sua educação financeira é começar a definir metas para sua vida, que podem estar relacionadas a sonhos, como as viagens, ou com planos mais concretos, como a compra de um carro ou da casa própria.

 

Clique no botão abaixo e leia o artigo completo.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).