Educação financeira para crianças: 5 dicas essenciais
Escrito por: Equipe Organizze - Publicado em: 31/01/2018

Dinheiro não deve ser um assunto proibido para crianças. Quando eles crescerem serão expostos a um mundo onde o dinheiro é fundamental, então, pratique as 5 dicas a seguir e tenha filhos financeiramente conscientes!
1. Converse sobre dinheiro com seus filhos
Dinheiro é um dos assuntos mais importantes com o qual seus filhos vão ter que lidar quando crescerem. E você sabe muito bem disso. Então não há razão para esconder o assunto deles. Quanto mais natural for para eles desde a primeira infância, mais facilidade e desenvoltura eles vão ter em suas vidas para fazer as melhores escolhas financeiras.
Muitos conceitos básicos podem ser ensinados, como por exemplo, contas em banco, cheques, cartões, salário, orçamento, e quando forem crescendo já podem tomar conhecimento de investimentos, ações, empréstimos. Ou seja, quanto mais cedo entenderem sobre dinheiro, melhor vai ser a vida deles quando começarem a trabalhar e entrarem em contato com o mundo monetário.
2. Ensine o valor do dinheiro
Seja através de uma mesada ou de exemplos pessoais, mostre o que deve ser feito para ganhar dinheiro e defina o real valor dele na vida das pessoas e da sociedade. Não dê mais valor ao dinheiro do que ele realmente tem. Ou seja, mostre a eles que é apenas uma moeda de troca: “se você trabalha, você ganha”.
3. Discuta sobre gastos com seus filhos
Quando surgem novas necessidades de compras na família, é recomendado antecipar esses gastos para todos os membros do grupo. E quando me refiro a família, estou incluindo nesta lista todos os que moram na casa, sejam crianças, adultos ou idosos. Assim, é possível criar um clima de colaboração e união fazendo com que todos possam dar suas opiniões e, eventualmente, fazer as melhores escolhas para o grupo.
Leia mais: Quanto dar de mesada para as crianças?
4. Sempre explique porque não compra algo
Algumas vezes você sabe que não pode comprar algo pois está muito caro. E você sabe disso pois tem conhecimento do seu salário, seus gastos e necessidades da família. Portanto, quando você perceber que não pode adquirir um produto, conte os detalhes aos seus filhos. Mostre a eles, sem preocupações, que o dinheiro não é suficiente para pagar e que aquilo que pretendem não é tão necessário. Discuta outras possibilidades e escolhas mais baratas. Deixe que seus filhos opinem.
5. Não esconda seu salário do seu filho
Alguns pais têm medo de mostrar o quanto ganham para seus filhos. Esses pais acham que os filhos não têm o direito de saber o quanto ganham pois podem se aproveitar disso para contra argumentar em discussões relativas a dinheiro. Entretanto, não há melhor maneira de discutir sobre finanças com seus filhos do que sendo absolutamente franco. Assim, será possível envolver toda a família em suas decisões financeiras, o que é muito saudável.
Gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários como você inseriu seus filhos no mundo financeiro!