Educação financeira já!

Escrito por: - Publicado em: 07/10/2011

As crianças devem ter contato com dinheiro o mais cedo possível. Alguns pais podem achar prejudicial expor seus filhos ao dinheiro mas esta é a melhor forma de termos pessoas financeiramente educadas no futuro.

Cada vez mais existem escolas que incluem algum tipo de aula relacionada a dinheiro em sua grade curricular. É uma tendência muito boa que irá prevenir muitos problemas futuros de endividamento pessoal.

 

Os jovens que têm contato com os fundamentos da educação financeira desde cedo, vão aprendendo na prática, com jogos e simulações, o que é mais adequado e o que pode levar a sérios problemas financeiros. Ou seja, erra-se apenas uma vez nos jogos para acertar na vida real.

 

Educadores financeiros para jovens apontam que a motivação dessas crianças neste tipo de aula é muito boa. Isto ocorre pois os jovens percebem que estão aprendendo algo que será útil e que faz parte da vida deles, diferente de matérias obrigatórias do currículo escolar. Assim, o sucesso em ensinar é muito maior neste tipo de situação.

 

Falando um pouco mais dos pais, estes devem ter consciência de que seus filhos precisarão saber lidar com dinheiro pois é um dos poucos temas que engloba todos os adultos sem exceção. Portanto não há motivo para poupar crianças e adolescentes da prática e teoria relacionada a finanças pessoais. Por isso acredito que os pais mais conscientes do futuro de seus filhos devam procurar escolas que proprocionem um ensino amplo porém focado no que realmente será útil para si próprio e para a sociedade.

 

Uma educação de qualidade tem como preocupação o ensino de valores fundamentais para o indivíduo e o aprimoramento da sociedade a partir da visão apropriada de cada aluno.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
Black Friday: como economizar com compras para casa?
Por Viva Decora
Dicas de planejamento financeiro para viajar
Por Meu Patrimônio
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).