Economize sem sair de casa: aposte em compras online!

Escrito por: - Publicado em: 17/11/2015

As compras online estão se tornando cada vez mais corriqueiras. Nos dias de hoje, tudo pode ser comprado pela internet, de antiguidades raras à última inovação em eletrônicos, passando por produtos de jardinagem, orgânicos, importados e tudo mais o que você possa imaginar. A internet trouxe um universo de possibilidades de compras, oferecendo inúmeras ofertas a um clique de distância, sem precisar nem tirar o pijama ou disputar uma vaga nos estacionamentos dos shoppings centers.

 

Mas não é apenas conveniência que os internautas ganham ao escolherem fazer suas compras na rede: está mais que comprovado que sai mais barato comprar uma série de produtos pela internet, isso sem contar com outros benefícios, como a facilidade de parcelamento e a variedade de opções. É claro que, como tudo na vida, o e-commerce oferece também alguns riscos e desvantagens, mas se você tomar alguns cuidados, as chances de se dar bem são muito maiores.

 

Acompanhe a seguir um breve panorama sobre as compras online e veja algumas dicas importantes para quem partir para o comércio online com a garantia de que o seu investimento seja bem-feito.

 

Compras online no Brasil

Apesar de a prática estar crescendo consideravelmente nos últimos anos (aproximadamente 25%), o comércio online ainda tem pouca participação dos brasileiros, ainda bem desconfiados com o e-commerce. Muito mais do que a metade da população ainda não aderiu às compras pela internet: cerca de 67% dos consumidores não adquiriram um item sequer no último ano via rede. Um dos motivos citados pelos brasileiros para resistirem à prática é o medo de sofrerem fraudes. Além disso, muita gente não compra pela internet simplesmente por uma questão de costume, pois estão habituadas a frequentarem os shoppings e mercados locais.

 

Por que comprar pela internet pode sair bem mais barato?

Pense bem: uma loja virtual não precisa pagar as taxas astronômicas cobradas pelas administradoras dos shoppings, também não precisa pagar o salário e benefícios de uma legião de funcionários e os impostos são bem mais brandos. Você não acha razoável que uma loja assim ofereça produtos com um preço final bem mais em conta do que as lojas físicas?

 

Pois, então, saiba que os produtos comercializados em lojas virtuais saem em média 30% mais baratos. Por essas e outras, se você ainda não usufrui dos benefícios de comprar pela internet, está na hora de repensar seus hábitos. Uma mudança dessas pode trazer muita economia para o seu dia a dia.

 

Dicas para fazer compras online com segurança

Para evitar prejuízos na hora de comprar pela internet, tome alguns cuidados:

 

Opte por sites seguros

Pra começar, acesse no site do Procon uma lista atualizada com os sites de lojas não recomendadas e risque de vez essas opções do seu caderninho. Outros sites como o Reclame Aqui e o Proteste reúnem reclamações de usuários e podem ser um bom parâmetro para sua avaliação.

 

Para comprar em um site seguro, dê preferência para empresas mais conhecidas, que trabalhem com venda online há algum tempo e tenha o reconhecimento do público. Não é preciso necessariamente optar por um site grande, mas procure indicações de pessoas que já passaram pela experiência de comprar através dele.

 

Não deixe de verificar os sinais de segurança da loja online e se o sistema operacional do site é seguro — e, de qualquer forma, mantenha sempre atualizado seu antivírus. Redobre cuidados com ofertas muito abaixo da média, pois elas podem ser iscas para fisgar seus dados, além disso desconfie se o cadastro envolver muitas informações pessoais.

 

Uma dica: sites que começam a URL com “https” são mais seguros.

 

Escolha vendedores confiáveis

Se na plataforma que você escolheu o acesso é feito diretamente com o vendedor, procure reunir várias informações sobre ele, como CNPJ ou número dos documentos da pessoa física.

 

Cuidado na hora da compra

Nada de fazer as transações em computadores públicos e nem guardar informações do cartão de crédito para compras futuras. O melhor mesmo é contar com plataformas de pagamento via internet, sem boletos bancários ou depósitos.

 

Fique ligado a todos os impostos e taxas, redobrando os cuidados se você fizer compras em sites estrangeiros.

 

Atente-se ao prazo de entrega

Antes de fechar a compra, veja qual é o prazo de entrega prometido pelo site para saber se é interessante pra você.

 

Conheça a política de devolução

Como você não pegará o produto nas mãos antes de comprá-lo, pode ser que ele não seja exatamente da maneira como você havia imaginado. Por isso, procure saber direitinho como funciona a política de devolução do site e, caso seja preciso fazer a devolução, quem arcará com os custos.

 

Se você seguir todos esses cuidados, é bem mais fácil acertar nas suas compras online. Quanto mais informações você tiver, mais fácil será descobrir quando vale a pena encher o carrinho pela internet.

 

E você, costuma fazer muitas compras online? Ainda tem receios e dúvidas sobre essa prática? Queremos saber como foram as suas experiências!

 

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

7 dicas para ensinar educação financeira para as crianças
Por Central do Evento
Como fazer uma lavanderia bonita e barata? Confira 5 dicas infalíveis
Por Central do Evento
É possível tirar os juros de uma dívida?
Por Central do Evento
5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).