Economize fazendo pesquisa de preços
Escrito por: Equipe Organizze - Publicado em: 08/07/2016

A pesquisa de preços é uma boa prática que é adotada por quem compreende o valor do dinheiro e que faz de tudo para economizá-lo. Afinal, há sempre a possibilidade de encontrarmos produtos idênticos ao que estamos procurando por preços mais convidativos ou mesmo similares com a mesma qualidade e também com preços mais baixos. Por isso, preparamos esse post para apresentar a você algumas dicas sobre como é possível economizar com a pesquisa de preços. Confira!
Controle suas emoções
A compra por impulso é uma das grandes inimigas da economia. Quase sempre, quando compramos algum produto impulsivamente, sem observar a velha relação “custo x benefício”, corremos o risco de pagarmos mais por algo que talvez não nos atenda como desejamos. Portanto, sempre reflita sobre a real utilidade do que estiver comprando e reserve um tempo para comparar preços, inclusive levando em conta produtos concorrentes.
Isso não significa que você não pode satisfazer os seus desejos. Significa apenas que não há mal nenhum controlar suas emoções na hora de satisfazê-los.
Não se convença tão rápido
A função dos vendedores e da propaganda é convencer você que tal produto é o melhor e que está com o melhor preço naquela ocasião. Por outro lado, cabe a você fazer uso do seu senso crítico e não se deixar convencer tão rápido. Pode ser que na próxima loja você encontre o mesmo produto por um preço mais baixo ou outra marca mais barata e, quem sabe, até com qualidade superior.
Abuse da internet
Ninguém duvida que a internet é uma forte aliada do consumidor. Por meio dela — com extrema facilidade e no conforto da sua casa ou do escritório — você pode percorrer em poucos minutos dezenas de lojas virtuais e fazer a comparação de preços e de produtos. Então, use essa ferramenta à vontade com a certeza de que, além de não custar nada mais do que você já pelo serviço, ela pode proporcionar uma boa economia.
Fique de olho nos juros ocultos
É possível que você encontre um produto ofertado por tantas parcelas sem juros e que oferece um desconto no pagamento à vista. De fato, os juros já estão embutidos nas parcelas. Portanto, compare os valores parcelados entre diversos fornecedores e, sempre que possível, prefira o pagamento integral se houver desconto.
Fique de olho no frete
Realmente, comprar em lojas virtuais é mais prático e oferece aquela oportunidade de fazer as pesquisas com maior facilidade, como já foi dito aqui. Porém, você não pode deixar de considerar o valor do frete, se ele for cobrado. Dependendo, pode valer muito mais à pena você comprar em uma loja física. Mas, se for esse o caso, também não deixe de considerar que você pode pagar um estacionamento que pode custar tanto quanto o frete, dependendo do local. Faça as contas!
Valorize as promoções e os cupons de desconto
Muitas vezes as pessoas não valorizam os encartes promocionais das lojas ou os cupons de desconto que elas oferecem, acreditando que aquilo só representa acúmulo de papel. Por outro lado, é preciso considerar que, além de garantir que os preços mais baixos poderão ser pagos no estabelecimento da promoção, esse material também pode servir para obter descontos até maiores nas lojas concorrentes.
Lembre-se da Black Friday
A Black Friday é aquela sexta-feira de novembro quando as lojas fazem promoções. Há quem acredite que nesse dia as promoções não são verdadeiras e há até quem brinque, dizendo que tudo é vendido pela metade do dobro. Mas, não é bem assim. Na Black Friday, muitas empresas aproveitam para a se livrarem de estoques, o que é preciso fazer para liberar o espaço para novas mercadorias que chegarão para ao Natal que se aproxima. Além disso, nessa ocasião muitos empresários também correm atrás de um aumento no giro de clientes na loja e oferecem descontos reais.
Portanto, sempre que possível, aguardar a data para fazer suas pesquisas de preço e para comprar pode significar uma boa economia.
Atenção para os programas de pontos e benefícios
Atualmente as operadoras de telefonia, operadoras de cartões de crédito, postos de combustíveis e até pequenos comércios oferecem pontos e benefícios com o objetivo de fidelizar a clientela. Essa é uma alternativa interessante, mas que deve ser analisada com cautela. Cabe a você se informar sobre a vantagem real desses benefícios.
Agora que você já sabe da importância da pesquisa de preços, que tal começar a gostar de economizar? Veja como neste post!