Economizar na adolescência: é possível!

Escrito por: - Publicado em: 13/11/2015

Qual é a maior satisfação de um adolescente? Um game que acabou de ser lançado, comprar aquele tênis da moda, comprar o celular de ultima geração, ir à algum show com os amigos, cinema com as amigas?

A adolescência é o período de aceitação no grupo, onde o excesso de consumo é uma alternativa para muitos se afirmarem com os colegas.

 

Mas então, como é possível desenvolver a mentalidade de grandes empreendedores que economizam desde cedo? A resposta é: conscientização! É o que diz o site Guarde Dinheiro.

 

Dificilmente um adolescente tem em seu pensamento poupar uma determinada quantidade de sua mesada para algum objetivo futuro.

 

O grande problema desse jovem consumismo desenfreado, é que um adolescente muito consumista tem grandes chances de se tornar um adulto sem educação financeira, sem nenhuma reserva, com dívidas e com muita dificuldade de se controlar.

 

Pode parecer difícil, mas se o adolescente se conscientizar de guardar uma parte desse dinheiro, mesmo se ainda não tiver nenhum objetivo traçado para fazer seu uso futuramente, ele terá muito mais facilidade para comprar o seu primeiro automóvel, por exemplo.

Algumas dicas:

  • Estabeleça metas
  • Tenha uma poupança
  • Controle sua renda
  • Escolha casos de sucesso de jovens visionários (conhece a Bel Pesce?)

 

Para o adolescente que gasta todo o seu dinheiro antes do fim do mês, pode parecer difícil, mas é questão de costume, foco e se conscientizar que economizando um pouco hoje, e colocando um objetivo de reservar uma quantia mensal amanhã, a realização de algumas coisas no futuro pode ficar muito mais fácil do que parece.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).