Economizando com o automóvel
Escrito por: Equipe Organizze - Publicado em: 05/09/2012

Ter um automóvel significa adquirir uma despesa constante, já que os custos de um automóvel envolvem manutenção, combustível e a depreciação que o veículo sofre ao longo do tempo. Portanto, só vale a pena comprar um carro se não houver formas de transporte alternativas que atendam suas necessidades.
1. Compre um carro que possa pagar em poucas parcelas
Não compre um carro o qual você ficará pagando por muitos e muitos meses pois você estará prejudicando o seu orçamento. Portanto se você não tem condições de pagar um carro mais sofisticado, compre um carro mais simples e que esteja de acordo com o seu salário e de sua família.
2. Compre um carro usado
Há muitas facilidades para comprar um carro zero quilômetros. Entretanto, o preço de um carro usado é muito menor e muitas vezes o carro usado está em ótimo estado de conservação. Outra vantagem de comprar um carro usado é a possibilidade de conseguir um carro mais barato com mais opcionais do que um carro zero com as mesmas características.
3. Preste atenção ao combustível
Muitos automóveis vendidos nos últimos anos podem utilizar dois tipos de combustível (álcool e gasolina) em qualquer proporção, ou seja, pode-se abastecer com qualquer quantidade de cada um dos combustíveis. O mais importante, portanto, é verificar a diferença de preços e escolher o que tiver melhor taxa de consumo. O cálculo é simples: Multiplique o valor da gasolina por 0,7. Se o resultado for maior que o preço do álcool, abasteça com álcool, se não, abasteça com gasolina.
4. Faça manutenção regularmente
Quem utiliza um automóvel deve estar sempre verificando sua condição de acordo com o manual do veículo. Seguindo todas as orientações de manutenção, evita-se despesas extras e aumenta a vida útil do automóvel. Essa recomendação se aplica a muitos outros bens de consumo duráveis como eletrodomésticos e eletro-eletrônicos.
5. Adquira um seguro de automóvel
Por último, mas não menos importante, está o conselho de adquirir um seguro de automóvel que proteja o seu bem de acidentes, roubo ou furto. Para quem mora em grandes cidades é fundamental fazer um seguro que proteja o seu veículo de imprevistos, pois o valor do veículo é muito alto e, portanto, deve ser segurado.