Dicas sobre gastos para quem mora sozinho

Escrito por: - Publicado em: 10/01/2016

Quem mora sozinho há pouco tempo experimenta uma maravilhosa sensação de liberdade e independência… além de uma certa dose de empolgação!

 

Mas, quando damos espaço demais para essa euforia e nos descontrolamos com as contas, o problema aparece. E acredite, isso é muito normal! Afinal, você nunca arcou com todas as despesas da casa e muito provavelmente, não tem grande experiência com finanças. Mas calma, o começo pode mesmo ser mais difícil e pesar no bolso, com o tempo tudo melhora.

 

Veja algumas dicas do site Finanças Femininas, de como segurar seu dinheiro e ser mais ponderado com essa nova realidade:

 

1. Economize com custos variáveis

 

Você levará um tempo para ajustar seu bolso com suas despesas fixas. Sem contar, que o ideal seria ter uma reserva de emergência, no caso de surgir algum imprevisto – e acredite, eles surgem!

 

Uma dica infalível é economizar com os custos variáveis. Por exemplo: por que pagar uma faxineira se você pode separar algumas horas do seu fim de semana e cuidar da organização e limpeza da casa, você mesmo? Contar com o serviço de uma faxineira é ótimo, mas pesa no bolso. Faça as contas. Adote alguns hábitos para manter a casa limpa por mais tempo. Você sentirá a diferença no bolso!

 

2. Monte sua casa aos poucos

 

Quem sonha com independência, sonha em ter um “cantinho do seu jeito”… mas cuidado! Nem todo mundo tem condições de deixar tudo como quer, logo no início. Com planejamento e paciência, você chega lá!

 

Priorize as necessidades básicas: cama, fogão, geladeira, armário de roupas, micro-ondas. Pense nos utensílios que você realmente precisa para o dia a dia. Decoração, móveis maiores e melhores, podem vir à medida que sua situação financeira estiver mais aliviada. Lembre-se: é apenas o início. Tenha paciência.

 

Mais dicas, no botão abaixo.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).